Porto Velho/RO, 20 Março 2024 20:38:29

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 12/02/2019 às 08h45min | Atualizado 12/02/2019 às 20h31min

A- A+

As águas do Rio Madeira estão subindo rapidamente

A estação científica A Torre Eiffel se ergueu para festejar o Centenário da Revolução Francesa, em 1889. Outra torre famosa, a..

A estação científica

A Torre Eiffel se ergueu para festejar o Centenário da Revolução Francesa, em 1889. Outra torre famosa, a função da Elizabeth Tower é destacar o Big Ben, o grande sino por trás do relógio de quatro faces que aparece nos filmes sobre Londres.

A Amazônia também possui uma torre que faz a diferença para o mundo, mesmo sem aparecer em tantos filmes quanto as mais famosas. Com 325 metros de altura, e ainda mais alta que a Eiffel, a Torre Alta da Amazônia, a 150 km de Manaus, destaca a Estação Científica do Uatumã.

Ali foram instalados equipamentos de amplo alcance para a análise das concentrações de dióxido de carbono (CO²) e outros indicadores. A importância da Torre Alta, além de fornecer dados para o conhecimento preciso da região, está em viabilizar o projeto GoAmazon.

Já com um acervo acumulado de descobertas sobre a floresta e sua relação com mudanças climáticas, coletou dados que comprovam o agravamento do aquecimento global.

Quando o mundo que tanto prega a preservação da Amazônia souber disso talvez tenha a Torre Alta na mesma conta positiva das torres Eiffel, Big Ben e de Pisa. As duas últimas, mesmo tortas, são amadas pelos ingleses e italianos. A Torre Alta, perfeita, merece a mesma consideração.

………………………………………

Sob ameaça

A região portuária de Porto Velho, tão prejudicada pela cheia histórica de 2014, esta sob ameaça de novos prejuízos neste início do ano com as águas do Rio Madeira subindo rapidamente. A economia do centro histórico já tão prejudicada nos últimos anos, com isto, poderá sofrer um novo abalo, uma vez que o movimento do comércio da região do Cai N’Água ainda segue em recuperação.

Com pendências

Com pendências na justiça, pelo menos três deputados estaduais da atual legislatura vão enfrentar o assédio dos seus suplentes, voduzando para que caiam logo do poleiro de uma vez. São os deputados Jair Montes (Porto Velho), Edson Martins (Urupá) e Ezequiel Neiva de Carvalho (Cerejeiras). Mas tem outros casos de substituições na atual legislatura por ações na justiça eleitoral.

Os ex-prefeitos

Enrascados com a justiça até o talo em vista dos malfeitos que vieram a publico no transcorrer de 2018, uma carrada de ex-prefeitos rondonienses tenta se esquivar dos longos braços da lei. È certa a condenação de pelo menos mais meia dúzia, tudo num cipoal de rabos amarrados com empresários e funcionários corruptos que começaram a abrir o bico em delações premiadas.

Como veteranos

Com a experiência já vivenciada na vida pública, seja em mandatos eletivos ou em cargos estaduais, alguns deputados federais novatos já começam a legislatura atuando como veteranos, casos de Leo Moraes (Podemos), Jaqueline Cassol (PP), de Silvia Cristina (PDT). O aprendizado mais adiante vai sinalizar também a necessidade deles agirem em bloco.

Costurando

O ex-governador tampão Daniel Pereira (PSB) já estaria costurando alianças para pleitear a sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB) nas eleições do ano que vem. Pereirinha, que tem força no funcionalismo público e no segmento empresarial, espera aumentar o leque de alianças para fortalecer seu projeto já que terá adversários cascudos pela frente, tipo Leo Moraes (Podemos) e o próprio Hildon Chaves que não quer largar o osso.

 

Via Direta

*** As queixas contra o brutal aumento de energia e a Aneel se multiplicam por todo o País *** Pelo que se vê, reverter a situação de Rondônia e Acre será um baita desafios, mesmo com Rondônia abrigando três hidrelétricas *** Ainda com 22 medidas provisórias para serem votadas, o Congresso Nacional esta formando suas comissões técnicas *** Os parlamentares mais cascudos brigam a dentadas pelos organismos mais  importantes das duas casas de lei.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas