Porto Velho/RO, 23 Março 2024 17:56:08
Diário da Amazônia

As vantagens das sementes Série Gold e Gold Star da MATSUDA

A primeira vantagem que se tem quando nos referimos ao uso de sementes Série Gold ou Gold Star da Matsuda para a formação do pasto, é..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 19/08/2019 às 16h24min

Grupo Matsuda.

A primeira vantagem que se tem quando nos referimos ao uso de sementes Série Gold ou Gold Star da Matsuda para a formação do pasto, é que, inegavelmente, o produtor irá utilizar uma quantidade muito menor, em número de sementes por área, comparando com a semente não incrustada, pois as sementes Série Gold e Série Gold Star, apresentam melhor rendimento na semeadura, na regulagem dos equipamentos de plantio e também conferem um estabelecimento inicial mais rápido e uniforme. 

Segundo Pedro Henrique L. Lorençoni, engenheiro agrônomo do Departamento de Sementes Forrageiras do Grupo Matsuda, “seu uso beneficia o agricultor pois são sementes de alta pureza física e sanitária, e ausência de sementes imaturas (“meia grana”). Além disso, o tratamento com fungicida, fornece proteção contra os principais fungos de solo que poderiam interferir no estabelecimento da pastagem, ou seja a incrustação possui o fungicida, garante uma absorção de água gradativa e micronutrientes que favorecem a germinação”, afirma. 

“Na Matsuda, quando um lote de Brachiaria spp. apresenta em torno de 90 a 95% de pureza, é submetido à escarificação química e à classificação por cor, que elimina as sementes imaturas, restando apenas sementes “granadas” e com elevado vigor. Este processo também pode reduzir uma possível dormência no lote de sementes”, destaca Lorençoni. 

“Em outras palavras”, acrescenta o técnico, “somente as melhores sementes é que recebem a incrustação. Há ainda a opção de se aplicar um inseticida, para proteger a semente e a plântula em sua fase inicial. O revestimento da Série Gold e Gold Star da Matsuda não interfere, negativamente, na germinação ou mesmo na vida útil das sementes, pelo contrário, pode aumentar a vida útil das sementes por mantê-las protegidas”. 

“Além das vantagens mencionadas, é importante salientar que produtores que trabalham com Integração Lavoura-Pecuária – ILP, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF ou Sistema de Plantio Direto – SPD, encontram nas sementes Série Gold ou Série Gold Star Matsuda, qualidade sanitária, ou seja, isenta de importantes nematóides, que poderiam afetar a produtividade de suas lavouras, como: Heterodera, Pratylenchus e Meloidogyne”, ressalta Lorençoni. 

Em resumo, as sementes da Série Gold ou Gold Star da Matsuda oferece ao produtor rural, diversos benefícios:

– Alta pureza e germinação e isenta da maioria dos nematóides;

– Uniformidade de distribuição no plantio, com peso e tamanho padronizados, resultando em uniformidade no estabelecimento inicial;

– Proteção das sementes, pois a matéria-prima empregada junto com os ativos protege e favorece a germinação;

– No momento da semeadura é fácil visualizar as sementes, possibilitando assim uma melhor precisão na regulagem das máquinas;

– Oferece melhores condições para as sementes germinarem. 



Deixe o seu comentário