Porto Velho/RO, 27 Março 2024 16:44:52

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 30/01/2019 às 07h00min | Atualizado 30/01/2019 às 09h23min

A- A+

Atacar a imprensa agressivamente funciona para manter a bolha

Política de relacionamento Atacar a imprensa agressivamente funciona para manter a bolha ideológica ou a seita unida, como acontece com o..

Política de relacionamento

Atacar a imprensa agressivamente funciona para manter a bolha ideológica ou a seita unida, como acontece com o presidente Trump, mas é péssimo para o Brasil, cuja imagem no exterior era a de Carnaval e agora é a de um bando de sádicos devastando florestas e matando índios.

O Itamaraty precisará urgentemente de uma política de relacionamento com a comunidade mundial que além do sábio convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro para que todos visitem a Amazônia e da igualmente sábia decisão de manter o Brasil no Acordo de Paris apresente com boa informação e transparência a verdadeira realidade nacional.

Não se pode fechar os olhos para o fato de que a grande imprensa mundial, repercutida pelas agências noticiosas e formadores de opinião, projeta uma imagem negativa do Brasil.

Para quem quer atrair turistas e investidores, é elementar superar obstáculos que desestimulam e travam o desenvolvimento da economia e abalam a paz, como a insegurança no RJ e os ataques criminosos no Ceará.

Em igual medida, é preciso conter os atritos entre ministros e assessores com as ongs em geral e também com organizações oficiais e acadêmicas quanto aos acontecimentos, perspectivas e potenciais da Amazônia.

…………………………………………

Político avestruz

Porto Velho produziu nas últimas décadas um bando de políticos avestruz, aquele bicho que esconde a cabeça na terra deixando de ver o que acontece nos arredores. A cidade padece com as cracolandias, o porto Cai N’Água virou um antro de marginais, o centro histórico relegado a um segundo plano, o Pronto Socorro João Paulo transformado num circo de horrores. E ninguém vê nada, ninguém toma providências.

As lideranças

As vésperas da eleição que deverá reconduzir o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) a presidência da Câmara dos Deputados, onze partidos dos 23 com assento naquela casa de leis já apontaram seus líderes. Mas sete agremiações, com bancadas inferiores a cinco deputados não terão direito a compor lideranças, conforme as novas regras no Congresso.

Água e esgoto

Depois de dois anos de gestão o prefeito Hildon Chaves (PSDB) começa a equacionar o grave problema de saneamento básico da cidade de Porto Velho, cujas obras de água e esgoto pretende realizar através de Parcerias Público Privada-PPP. O abacaxi foi herdado das gestões anteriores até ser transferido á municipalidade atual pelo então governador Confúcio Moura.

Corte de gastos

Embora com um governo superavitário, e fora da lista dos estados que devem até as cuecas, como RJ, RGS, Goiás e Minas Gerais, Rondônia anuncia um corte de 20 por cento dos gastos considerados essenciais, incluindo publicidade. Neste último quesito o novo governo atual já foi mais rígido, mas brigar com os meios de comunicação, seria uma parada muito dura para quem esta apenas começando.

Caos completo

Não bastasse a saúde publica em colapso, a paralisação dos penitenciários causando uma grande insegurança à população de Porto Velho, a greve no sistema de transportes coletivos tornou a capital num caos que deverá aumentar com o inicio das aulas na próxima semana. Urge que as autoridades encontrem soluções já que o povão e o comércio estão pagando o pato.

Via Direta

*** Alguns prefeitos rondonienses afirmam que 2018 foi melhor do que 2017 com relação ao rateio do Fundo de Participação dos Municípios -FPM ***São indícios de melhoras na economia estadual calcada pelo agronegócio *** Pelo menos duas Vants –Veículos Aéreos Não Tripulados comprados para a vigilância do espaço aéreo brasileiro estão parados na fronteira do Brasil com o Paraguai *** Tudo pela falta de recomposição de peças que são importadas de Israel.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas