Porto Velho/RO, 19 Março 2024 21:59:46
Diário da Amazônia

Ataques de cobras jararacas preocupam moradores da comunidade Terra Santa

A quantidade de cobras que estão aparecendo na comunidade Terra Santa Zona rural de Porto Velho tem assustado os moradores da região...

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/12/2019 às 14h00min

Foto: ilustrativa

A quantidade de cobras que estão aparecendo na comunidade Terra Santa Zona rural de Porto Velho tem assustado os moradores da região.

Francisco Xavier é morador da comunidade conta que o número de jararacas têm aumentado nos últimos anos. “Todo dia aparece cobra aqui, encontramos jararacas de até um metro e meio. Eu nunca tinha visto tanta cobra desse jeito”, disse o morador.

De acordo com as informações do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) somente esse ano mais de 350 casos de acidente de envenenamento decorrente das presas das serpentes foram registrados na Capital. Desse número 108 casos foram de internação, 252 casos de ambulatórios, sendo que duas pessoas vieram a óbito nos meses de setembro e outubro.

Apesar de ter sido registrado 18 casos no mês de novembro, número baixo comparado ao mês março quando foi protocolado 60 casos de picadas de cobras, os moradores temem a situação, principalmente por causa das crianças e os animais.

O veneno da jararaca pode provocar lesões no local da picada, tais como hemorragia e necrose que podem levar, em casos mais graves a amputações. Porém nem toda picada leva ao envenenamento, isso porque há muitas espécies que não possuem presas.

A orientação é acionar a Polícia Militar Ambiental para fazer o recolhimento e não matar os animais. Até o mês de novembro mais de 1.500 de acidentes com animais peçonhentos foram registrados no estado.



Deixe o seu comentário