Porto Velho/RO, 21 Março 2024 13:38:29
Diário da Amazônia

Até que enfim se lembraram de Rondônia!

Com status de gente grande está programada para o dia 19 de setembro, com a presença confirmada por antecipação da ministra da..

A- A+

Publicado: 01/05/2019 às 06h00min | Atualizado 30/04/2019 às 15h24min

Com status de gente grande está programada para o dia 19 de setembro, com a presença confirmada por antecipação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pela primeira vez, o lançamento oficial do plantio de soja na cidade de Vilhena no Estado de Rondônia. O evento organizado pela Aprosoja Brasil, contará com a presença do presidente da instituição Bartolomeu Braz Pereira e outras autoridades ligadas ao setor produtivo revelando para o restante do País a evolução na produção desta oleaginosa no Estado de Rondônia.

O secretário de Agricultura Evandro Padovani, que articulou Junto ao Ministério da Agricultura e na direção da Aprosoja Brasil, com o aval do governador Marcos Rocha, acentua que o lançamento oficial do plantio da soja valendo também para outros estados, será destaque pela imprensa nacional e regional especializada na cobertura dos movimentos sobre o agronegócio. É verdade, pois além das novas tecnologias voltadas para o campo Rondônia ganhará mais visibilidade como um estado produtor de gêneros de primeira necessidade.

Nos últimos cinco anos o crescimento do agronegócio oscilou no Brasil, numa média de 0,5% a 2,7%. No entanto, Rondônia com todos os altos e baixos manteve seu Produto Interno Bruto (PIB), margeando a casa dos 3%, mantendo sua economia equilibrada. Não há dúvidas que essa iniciativa de trazer para este estado o lançamento oficial do plantio da soja mostrará que as terras férteis, o clima propicio para agricultura respeitando sempre o meio-ambiente, Rondônia tem muito a contribuir com agronegócio sustentável.

Vilhena no Cone Sul do estado, composto por sete municípios, responsáveis pela produção de 500 mil toneladas de soja na safra 2018/2019, não foi escolhido por acaso para sediar este evento importante para o desenvolvimento na produção de grãos. A região representa praticamente 50% de toda a produção de 1,1 milhão de toneladas de soja cultivadas e colhidas nos 52 municípios no estado de Rondônia.

Como Rondônia não se destaca só na produção de soja, pois na sua esteira vem à carne, o milho, o café, o leite o peixe e agricultura familiar, é bom lembrar que já estão confirmada para 8ª Rondônia Rural Show de 22 a 25 de maio em Ji-Paraná a presença dos secretários de Regularização Fundiária, Luiz Antônio Nabhan Junior e Jorge Seif Júnior da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura. A ministra Tereza Cristina, que tem uma agenda para futuros negócios de produtos agrícolas brasileiros no Oriente Médio, na mesma data, possivelmente será representada pelos dois secretários.

De uma maneira ou de outra, o importante é que o agronegócio no estado de Rondônia, seja ele, pequeno, médio ou grande continua movimentando a roda da economia, gerando tributos, emprego e renda nas áreas rurais e urbanas.



Deixe o seu comentário