Porto Velho/RO, 27 Março 2024 13:35:34
Diário da Amazônia

Auditor detido acusado de receber propina

O auditor Iuri Conrado Posse Ribeiro, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi preso na segunda-feira em flagrante por crime..

A- A+

Publicado: 03/12/2014 às 11h12min | Atualizado 29/04/2015 às 07h29min

O auditor Iuri Conrado Posse Ribeiro, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi preso na segunda-feira em flagrante por crime de extorsão contra empresário do setor, segundo nota divulgada ontem pela Polícia Civil de São Paulo. De acordo com o comunicado, o servidor foi detido no momento em que recebia uma mala com R$ 400 mil, em um shopping center na avenida Faria Lima, em Pinheiros.

A operação foi montada a partir do pedido de ajuda do empresário a integrantes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). “ A propina era exigida para não atrapalhar os negócios de um empresário do ramo de geração de energia”, diz a nota.

Por meio desse comunicado, o delegado Walter Ferrari, do Garra, informou que a chantagem vinha ocorrendo há dois meses. O servidor era responsável por validar o cumprimento de contratos entre o empresário e o governo federal. “A vítima tinha contratos [em que] se comprometia investir em infraestrutura. O cumprimento dessas metas gerava bônus. O auditor afirmava que, se não recebesse a propina, atrapalharia a obtenção desses benefícios”, informou Ferrari.

Conversas

Antes de dar o flagrante, os policiais tiveram acesso às conversas gravadas pela vítima em que o auditor da Aneel fazia exigências e ainda orientava o empresário a adotar práticas para ganhar mais dinheiro. O empresário então procurou os policiais, fingiu concordar com o pagamento da propina e combinou o encontro em um restaurante do shopping.

O servidor veio de Brasília, especialmente, para receber o dinheiro. Ao ser flagrado, ele foi conduzido à 2ª Delegacia de Investigações sobre Fraudes Financeiras e Econômicas onde foi autuado. A Aneel informou que será instaurado processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do servidor e que, para isso, solicitará informações sobre o caso no Departamento Estadual de Investigações Criminais.



Deixe o seu comentário