Porto Velho/RO, 23 Novembro 2021 10:08:03

Diárioda

coluna

Publicado: 23/11/2021 às 09h42min | Atualizado 23/11/2021 às 10h07min

A-A+

Aumenta o fluxo migratório de refugiados na América Latina

Refugiados encontram diversas dificuldades para a colocação no mercado de trabalho, sofrem explorações, padecem com fome e escassez

As mortes que ocorreram no naufrágio de um barco na última segunda-feira (11), em Acandí, na Colômbia, chama a atenção para o fluxo de refugiados que buscam a América Latina como local para realizar sonhos. O mundo vem passando por momento difícil e, em todos os continentes, cresce a circulação de pessoas que fogem de suas pátrias e buscam abrigo em outras.

Incidentes dessa natureza acontece com frequência. Embarcações precárias e superlotadas são usadas nas travessias, cruzando fronteiras, e levando pessoas amontoadas expostas a todo o tipo de perigo. Os fluxos na América Latina são diversos com saídas dos pequenos países caribenhos com rumo aos países maiores, e, até mesmo pessoas de nações melhores estruturadas buscam novos horizontes de vida.

Com a crise econômica apertando por todos os lados, o Brasil tem vivido os dois fluxos. Se de um lado chegam imigrantes acreditando que a economia brasileira poderá salva-los do fiasco em que vivem em suas terras, de outro, muito brasileiros estão deixando a terra verde-amarela e buscando nova vida nos países europeus e na América do Norte.

O problema não está apenas nas formas precárias de deixarem os países. Os refugiados encontram diversas dificuldades para a colocação no mercado de trabalho, sofrem explorações, padecem com fome e escassez, e nem sempre o sonho dourado se concretiza.

As agências das Organizações das Nações Unidas (ONU) intensificam as colaborações entre as autoridades dos países de trânsito desses movimentos mistos populacionais, e discutem planejamento para implementação de resposta regional abrangente e eficaz que garanta uma mobilidade digna e segura. Também é importante pautar discussões no sentido de criar políticas específicas para organizar e suprir tamanha demanda de migração.


Deixe o seu comentário

sobre Diário da Amazônia

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas