Porto Velho/RO, 23 Março 2024 15:37:05
Diário da Amazônia

Aumentar a produção no campo 

Contra e a favor A proposta do presidente Jair Bolsonaro instigando os governadores à reduzir os tributos sobre combustíveis zerando o..

A- A+

Publicado: 16/02/2020 às 06h00min

Contra e a favor

A proposta do presidente Jair Bolsonaro instigando os governadores à reduzir os tributos sobre combustíveis zerando o ICMS, tem gerado reações contra e a favor entre os chefes de poderes executivos estaduais. Os primeiros a se pronunciar a favor foram os governadores de Rondônia, Marcos Rocha e do Acre Gladson Camelli. Contra Renato Casagrande do Espirito Santo e Eduardo Leite do Rio Grande do Sul, outro grupo defende que o assunto seja incluído na reforma tributária. No desafio lançado aos governadores pelo presidente Jair Bolsonaro, se eles cortarem o ICMS que incide sobre os combustíveis, ele determinaria a redução sobre os tributos federais, Pis Cofins e Cide. O tema é palpitante e ainda vai provocar muitas reações contra e a favor. De uma maneira ou de outra é necessário avançar na desoneração. 

Aumentar a produção no campo 

Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon) Hélio Dias, a iniciativa de redução do ICMS sobre os combustíveis, o governo incentiva o aumento da produção no campo forçando a queda no preço dos alimentos nas gôndolas de supermercados ao consumidor. Hélio Dias, apoia a iniciativa do governador Marcos Rocha de reduzir o ICMS dos combustíveis sugerindo que o presidente Jair Bolsonaro lance um pacote mais amplo reduzindo outros tributos que incidem diretamente no dia-a-dia dos consumidores.  

Resultados positivos  

As chuvas intermitentes não estão prejudicando a colheita de soja em Rondônia que prossegue em ritmo acelerado, apresentando bons resultados aos produtores rurais. Os lucros, por certo, mesmo com a BR 364 deixando a desejar continuam compensando o trabalho de quem produz no campo. Segundo Robson Rizon, agrônomo da Central Agrícola em Vilhena a colheita segue em ritmo normal.  

Show internacional 

Há uma expectativa positiva entre os organizadores da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, capitaneada pelo secretário Evandro Padovani, no sentido de que sejam realizados negócios, principalmente de equipamentos agrícolas e insumos para tornar as lavouras mais produtivas. As vitrines tecnológicas mostrando a produção de café e cacau, além da soja, milho e peixes, outros produtos serão destaques neste evento considerado o maior na área do agronegócio na região Norte. 

Bons resultados 

As feirinhas organizadas pela secretaria de Agricultura (Seagri) e Emater tem apresentados bons resultados principalmente aos produtores ligados a agricultura familiar, bem como às agroindústrias que geram emprego e rendas nos perímetros rurais e urbanos. No próximo dia 28 no Centro Político e Administrativo (CPA) haverá uma feira com produtos de primeira qualidade.

Finalizando  

Vou ficando por aqui, desejando a todos um bom final de semana, boa leitura e que na próxima semana estaremos aqui outra vez. Até lá!



Deixe o seu comentário