Porto Velho/RO, 10 Outubro 2020 09:03:31

SolanoFerreira

coluna

Publicado: 10/10/2020 às 09h00min | Atualizado 10/10/2020 às 09h03min

A-A+

Aumento de inflação e queda do PIB são desafios para o Governo

Controlar a inflação é vital para a economia e para o crescimento econômico.

O controle da inflação é o maior desafio da equipe econômica do governo Bolsonaro. No ano em que a pandemia do novo Coronavírus afetou o mundo inteiro, o Real – moeda brasileira, sentiu os efeitos acumulados de desgastes que já vinham de arrastando. O PIB (Produto Interno Bruto) tem previsão do Banco Mundial de fechar o ano com uma queda de 5,4% o que assusta os investidores e demonstra menor crescimento, porém o índice é comemorado porque a previsão anterior era de 8%.

A última pesquisa do IBGE, divulgada na sexta-feira (9 de outubro), indica inflação de 0,64% impulsionada pelos preços de alimentos, bebidas, construção civil, aluguéis e transportes. Todas essas classes econômicas sofrem respectivamente os impactos dos preços dos combustíveis que teve novo reajuste de 4% nas refinarias e logo será repassado ao consumidor tanto nas bombas de abastecimentos quanto nos acrescimentos de produtos, uma vez que, o petróleo influencia a tudo.

Controlar a inflação é vital para a economia e para o crescimento econômico. Não tem como fazer grandes projeções de investimentos com os índices inflacionários alterando com frequência e em patamares acima do crescimento. Quando a inflação cresce a moeda desvaloriza e o efeito de redução do consumo ocorre por consequência. Essa quebra do ciclo econômico representa menos emprego e renda, além de menor projeção de crescimento do país.

O Brasil é uma nação emergente e a equipe econômica terá grandes desafios para conter o avanço da inflação e aprovar no Congresso Nacional, as reformas previstas que podem sanear o custo país e o custo da máquina administrativa.


Deixe o seu comentário

sobre Solano Ferreira

Editor-Chefe do Diário da Amazônia. Comunicador Social e Marketing/ Mestre em Geografia. Atua na Gestão Estratégica e Gerenciamento de Crise.

Arquivos de colunas