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Autismo de Ji-Paraná recebe independência metodológica

A capacitação DIR./Floortime foi realizada no CDI de Recife

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Publicado: 08/07/2015 às 12h42min | Atualizado 08/07/2015 às 17h42min

Foto 1A diretora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo de Ji-Paraná (CMAEE), Márcia Pereira Souza e mais dois cuidadores, Braz Antônio Pereira e Carla Daniele, acabam de voltar de Recife (PE), onde participaram do II Módulo da Capacitação em DIR/Floortime, método e modelo inovador de atendimento a crianças autistas. A diretora recebeu certificado válido internacionalmente, o que confere a ela o título de administradora DIR/Flootime, ou seja, o Centro de Autismo de Ji-Paraná deixa de ser supervisionado pelo Centro de Desenvolvimento Infantil de Recife, como acontecia desde julho de 2014 quando foi implantado o modelo, tornando-se independente em termos metodológicos. Toda a viagem, assim como os custos da capacitação, foi custeada pela Prefeitura de Ji-Paraná. A capacitação DIR./Floortime foi realizada no CDI de Recife, entidade referência do modelo de atendimento para autistas no Brasil, no período de 27/06 a 03/07.

O modelo DIR/Floortime foi desenvolvido nos Estados Unidos e resulta de anos de observações e estudos a respeito do desenvolvimento infantil desde os anos 50. O modelo se baseia no desenvolvimento funcional da criança, suas diferenças individuais e relacionamentos, objetivando a formação das bases para as competências sociais, emocionais e intelectuais dos autistas. O método, de acordo com Márcia, representa uma revolução no atendimento de autistas e promoverá um salto qualitativo no trabalho com as crianças no Centro de Autismo de Ji-Paraná. Resumidamente, o “D” significa Desenvolvimento Funcional Emocional, o “I” Diferenças Individuais e o “R” Relacionamentos. Já o Floortime é uma das estratégias do DIR, que significa literalmente “tempo no chão”, onde o terapeuta ou professor segue os interesses emocionais da criança ao tempo em que a desafia a ir em direção ao maior domínio das capacidades sociais, emocionais e intelectuais.

Único gratuito —

De acordo com Márcia Pereira, parte da capacitação consistiu na apresentação de um estudo de caso e de um exemplo com resultados positivos. Segundo ela, alguns erros foram apontados pela comissão julgadora, “mas no geral formos muito bem”. Braz e Carla também foram avaliados. Ao final, Márcia recebeu o certificado de Administradora e Braz e Carla de Floortime Player. Ainda segundo Márcia, o Centro de Autismo de Ji-Paraná é o único no Brasil que utiliza 100% a abordagem DIR/Floortime com a participação dos pais dos alunos e totalmente gratuito. “Foi tudo muito lindo, muito emocionante. Só de pensar em conseguir este grau num grande centro como Recife já é uma conquista importante”, destacou Márcia, lembrando que a Secretaria Municipal de Educação e a própria atual Administração foram muito elogiadas no encontro. Além da certificação, aconteceram palestras no encontro em

Recife, entre as quais Márcia destacou a palestra “Diferenças Individuais e a Comunicação”, ministrada pela fonoaudióloga Juliana Maia Lopes e a “Possíveis Alterações Ortopédicas no Desenvolvimento Infantil”, ministrada pelo ortopedista Júlio Lima. “Essas duas nos chamaram muito a atenção porque nossas crianças andam muito nas pontas dos pés, o que pode causar problemas ortopédicos”, explicou a diretora do Centro de Autismo de Ji-Paraná, que hoje atende 26 crianças autistas. A Semed está em processo de aluguel de um novo local para o Centro, com mais espaço para abrigar toda a demanda no município.



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