Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:49:06
Diário da Amazônia

avião que caiu no irã pode ter sido derrubado por míssil

Declaração do presidente dos EUA foi feita após imprensa norte-americana apontar que acidente foi causado pela defesa aérea iraniana

A- A+

Publicado: 09/01/2020 às 16h44min | Atualizado 09/01/2020 às 16h45min

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (9) que alguém pode ter cometido um erro na queda do avião Boeing 737 da Ukraine International Airlines, que deixou 176 mortos em Teerã, no Irã, ontem (8).

“Alguém pode ter cometido um erro”, disse o republicano durante coletiva de imprensa na Casa Branca. Trump ainda afirmou ter um “pressentimento terrível” sobre o acidente do avião, porém não deu mais detalhes ou motivos para a declaração.

De acordo a revista americana ‘Newsweek’, o avião pode ter sido derrubado de forma “acidental” pela defesa antiaérea do Irã, segundo fontes do Pentágono e da inteligência dos Estados Unidos e do Iraque, que não se identificaram.

Oficialmente, o Pentágono se recusou a comentar o caso da queda da aeronave.

Após o ocorrido na quarta-feira (8), a companhia aérea do avião, Ukrainian International Airlines, declarou em comunicado oficial que a chance de erro humano ter feito com que o avião caísse era “mínima”.

Incêndio antes da queda

O Boeing 737 da Ukraine International Airlines (UIA) que caiu na quarta-feira (8) em Teerã, no Irã, sofreu um incêndio antes da queda que causou a morte de 176 pessoas a bordo, de acordo com relatório preliminar da Agência de Aviação Civil do país.

O relatório aponta que a aeronave pegou fogo antes da explosão, consequência do impacto com o solo. Os dados foram apurados com base em testemunhas do acidente, tanto pessoas em terra como tripulantes de outros voos.

Ao todo, as vítimas do acidente são 82 iranianos, 63 canadenses, 11 ucranianos, 10 suecos, quatro afegãos, três britânicos e três alemães, informou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Vadym Prystaiko. Dos 11 ucranianos mortos, nove eram membros da tripulação, confirmou o Conselho de Segurança de Kiev.

 

Fonte: Noticia ao Minuto

 



Deixe o seu comentário