Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 15:21:37
Diário da Amazônia

Bancários fecham agências do Itaú

Bancários de Rondônia também participaram do Dia Nacional de Lutas.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 30/09/2015 às 07h00min

A exemplo do que acontece em todo o País no dia de ontem, bancários de Rondônia também participaram do Dia Nacional de Lutas e fecharam, das 8h às 11h, as agências do Itaú situadas na rua José do Patrocínio e José de Alencar com Dom Pedro II, ambas no Centro de Porto Velho.

O objetivo foi dar um recado aos bancos que, na última sexta-feira, 25/9, na quinta mesa de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, em São Paulo, apresentaram uma proposta de reajuste salarial de 5,5%, bem abaixo dos 16% reivindicados pela categoria.

O dia começou com atos e locais de trabalho paralisados em várias cidades em todo o território nacional. O Comando Nacional dos Bancários aprovou um calendário de mobilizações para pressionar os bancos, apontando para greve a partir de 6 de outubro, orientação que será deliberada em assembleias dos trabalhadores no dia 1° de outubro.

“Estamos aqui para levar a conhecimento de clientes e usuários, a situação pela qual os bancários estão passando em todo o País. Os cinco maiores bancos (Santander, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil e Itaú) lucraram, só nos seis primeiros meses deste ano, mais de R$ 36 bilhões, um crescimento de 27,3% em relação ao primeiro semestre de 2014, e mesmo assim nos ofereceram só 5,5% de reajuste”, destacou José Toscano, diretor de administração do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (Seeb-RO) e funcionário do Itaú.

O dirigente disse ainda que se até o dia 5 de outubro (segunda-feira) os bancos não apresentarem outra proposta ao Comando Nacional dos Bancários, a categoria entrará em greve por tempo indeterminado, em todo o País, já no dia seguinte, 6 de outubro, terça-feira. (AI)



Deixe o seu comentário