Porto Velho/RO, 25 Março 2024 03:33:54
PLANTÃO DE POLÍCIA

Bandidos voltam a utilizar chapolim para furtos em veículos

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores..

Por Redação/PC-RO
A- A+

Publicado: 08/08/2019 às 21h39min | Atualizado 08/08/2019 às 22h03min

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), aleta a população sobre o aumento dos furtos e roubos de veículos realizados com o golpe conhecido como “CHAPOLIM”; Um aparelho, semelhante ao controle remoto, permite que criminosos ingressem nos carros e levem objetos das vítimas.

Semelhantemente ao Chapolin Colorado (personagem da série de televisão mexicana, exibida nos anos 1970 a 1979, que aparecia de qualquer lugar, do espaço sideral, sem o menor aviso, utilizando suas antenassatirizando os verdadeiros heróis americanos com o herói mexicano; O golpe do Chapolim bloqueia os sinais eletromagnéticos do controle remoto verdadeiro  deixando o veículo ou portão eletrônico aberto e o proprietário com a impressão de haver fechado, pois acionou o alarme. Permitindo assim, a ação criminosa de furtos de objetos dentro do carro ou casa.

Este equipamento embaralha os sinais eletromagnéticos do alarme e impede que o veículo seja trancado, quando a vítima aciona o alarme. Alguns modelos conseguem, inclusive, copiar o código de segurança da chave. Quando o proprietário se afasta, os ladrões entram rapidamente no carro e levam o que estiver dentro dele. Rádio, estepe, GPS, mochila, tablet, notebook e celular estão entre os itens mais cobiçados pelos bandidos.

O Delegado Alessandro Morey relatou o caso de um veículo Hunday-Hb20, “zero-quilometro” furtado de frente ao Dentran, nesta capital, enquanto aguardava para ser emplacado. Os suspeitos após o golpe do “chapolim” utilizaram a chave reserva para levarem o veículo. A autoridade policial citou que segundo investigações, grande parte desses veículos são adulterados (supressão e/ou remarcação da numeração dos vidros e substituição das placas por outras de veículos com as mesmas características de ano, modelo, cor e marca, transformando-os em clone ou DUBLÊ) e comercializados como se fossem “Finan” (veículo adquirido através de financiamento bancários e deixado de quitar pelo cliente) ou, transportados à Bolívia como “moeda de troca” por entorpecentes.

10 Dicas infalíveis para evitar roubos e furtos em carros:

  1. Não deixe nada dentro do carro;
  2. Certifique-se de que seu carro está trancado;
  3. Nunca deixar chave reserva no interior do porta-luvas do veículo;
  4. Escolha bem o local onde vai estacionar seu veículo ;
  5. Nunca permanecer no interior do veículo depois de estacionado, seja em Supermercados ou em Shoppings Center, manuseando aparelho celular ou namorando, por exemplo, evitando-se “roubos e/ou estupros”;
  6. Antes de entrar na garagem, verifique tudo ao seu redor;  Prestar atenção no movimento da rua, antes de chegar ao destino final, seja em residência ou trabalho;
  7. Nunca deixar a chave na ignição de motocicletas e se ausentar do local, mesmo que “rapidamente”;
  8. Nunca assinar o DUT ou entregar o veículo, em casos de compra e venda, sem antes verificar o real pagamento em conta bancária, evitando-se fraudes, principalmente, nas vésperas de feriados e finais de semana;
  9. Invista em uma trava de direção,

10. Após as compras, guarde as sacolas no porta-malas – Isso é um grande atrativo para pessoas mal-intencionadas.



Deixe o seu comentário