Porto Velho/RO, 19 Março 2024 04:53:18
Diário da Amazônia

Barragem se rompe em Rondônia e deixa famílias isoladas

O rompimento de uma barragem no município de Machadinho d’Oeste, em Rondônia, deixou ao menos 100 famílias isoladas. A Policia..

Por Redação e AI Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 30/03/2019 às 17h00min | Atualizado 30/03/2019 às 17h03min

O rompimento de uma barragem no município de Machadinho d’Oeste, em Rondônia, deixou ao menos 100 famílias isoladas. A Policia Ambiental informou que não há feridos ou mortos.

Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do governo de Rondônia, uma tromba d’água atingiu ontem a estrutura de uma barragem no distrito de Oriente Novo e provocou a ruptura.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) informou que na tarde de sexta-feira (29), ocorreu o rompimento de uma barragem localizada no distrito de Novo Oriente, zona Urbana de Ariquemes. Assim que tomou conhecimento do fato, a Sedam, juntamente com o Ibama, deu início a uma força tarefa para dimensionar os impactos ambientais e materiais causados pelo rompimento.

Ainda segundo a Sedam, caso tenha sido a barragem de rejeito mineral afetada, o material nela contido é constituído basicamente de areia e argilas, sem a presença de metais pesados na sua constituição, não oferecendo, assim, risco de contaminações para os seres vivos.

A Secretaria já está realizando o levantamento dos dados da barragem no Sistema de Gerenciamento de Barragem de Mineração (SIGBM) e na Agencia Nacional de Mineração (ANM), juntamente aos órgãos responsáveis pelas vistorias e monitoramento para oferecer informações técnicas seguras e oficiais à população.

Pesquisadores afirmam que o rompimento da barragem foi impulsionado por desmatamento. Machadinho D’Oeste ocupava em 2007 o 15º lugar no ranking de municípios que mais desmatam no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Uma pesquisa divulgada em 2018, diz que a Floresta Amazônica pode virar cerrado por causa da degradação ambiental

A Sedam informa, ainda, que no site da Coordenadoria de Recursos Hídricos (Coreh) há todas as informações referentes à segurança de barragens.



Deixe o seu comentário