Porto Velho/RO, 20 Março 2024 02:28:31
Diário da Amazônia

Belezas naturais são atrativos turísticos em Rondônia

Com potencial turístico diferenciado, o estado vê crescer as perspectivas de impulsionar as rotas turísticas.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 15/12/2019 às 09h33min

 

A Amazônia é a região mais exuberante do planeta que, com suas peculiaridades naturais e uma biodiversidade rica, continua despertando a atenção e a curiosidade de turistas do Brasil e do Exterior. Rondônia, como parte da Amazônia brasileira, também possui uma riqueza natural invejável, que esconde locais de raro encanto em meio uma selva predominantemente bela. O turismo ecológico, de aventura, de lazer e entretenimento, em meio ao ambiente natural, fazem do estado agenda obrigatória para quem ama a natureza e a prática de atividades em ambientes diferenciados.

O Vale do Guaporé, santuário ecológico conhecido em todo o mundo, é um dos mais importantes cartões postais de Rondônia, onde a pesca esportiva atrai número cada vez maior de turistas, que aproveitam para apreciar a exuberância da região. Além disso, o estado ainda tem muitos outros atrativos turísticos, a exemplo do Forte Príncipe da Beira (Costa Marques), Vale das Cachoeiras (Nova União), Morro Chico Mendes (Ouro Preto do Oeste), Jardim Botânico (Ariquemes), Parque Natural, Complexo Ferroviário Madeira Mamoré e o Memorial Rondon (Porto Velho). O turismo de negócios também são referências no estado, incluindo as feiras agropecuárias realizadas anualmente em municípios do interior e na capital Porto Velho, considerada a capital nacional da pesca esportiva e que logo deverá ser transformada em estância turística.

Com potencial turístico diferenciado, o estado vê crescer as perspectivas de impulsionar as rotas turísticas. Na semana passada, o Seminário de Empreendedorismo em Turismo Receptivo e Governança, realizado por meio de uma iniciativa do governo do Estado, em parceria com Sebrae (nacional e regional) e Fecomércio, como uma das ações do Projeto Investe Turismo Rondônia, debateu estratégias para alavancar o segmento. O evento aconteceu em Porto Velho e contou com a presença de instituições, empresas e representantes de municípios que estão focados em desenvolver o turismo. O superintendente estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, chegou a definir o turismo como ferramenta fantástica para desenvolver o estado. Ele prevê que 2020 será o ano do turismo no estado, com o impulsionamento de ações práticas para melhorar e ampliar os empreendimentos turísticos.

O Projeto Investe Turismo Rondônia é baseado em quatro eixos primordiais: fortalecimento da governança, melhoria e qualificação dos serviços turísticos, promoção do destino e atração de investimentos. O evento, segundo destacou o superintendente da Setur, é apenas um dos vários que serão realizados com intuito de possibilitar às agências de turismo e empresas ligadas ao turismo visualizarem o segmento como uma atividade totalmente rentável, buscando novos negócios, empregos e consumidores.

Gilvan Pereira entende que é preciso olhar o  empreendedorismo do turismo receptivo com maior atenção, mencionando a importância do saber receber o turista e fixar a ideia de preparar toda uma estrutura para recepcioná-lo para que possa aproveitar as coisas boas e apreciar os atrativos existentes no estado. “Queremos que novos empreendedores conheçam também esse potencial e percebam o quanto as empresas podem se fortalecer economicamente”, disse o superintendente.



Deixe o seu comentário