Porto Velho/RO, 29 Março 2024 02:07:40
Diário da Amazônia

Black Friday: Reclamações quase dobram nas primeiras horas

As dez empresas mais reclamadas até agora na Black Friday somam 886 queixas até as 6h20 desta sexta-feira, dia 28. No total, mais de 150..

A- A+

Publicado: 28/11/2014 às 16h29min

As dez empresas mais reclamadas até agora na Black Friday somam 886 queixas até as 6h20 desta sexta-feira, dia 28. No total, mais de 150 empresas já receberam mais de 1.200 reclamações desde as 18h de quinta-feira (27), quando a maioria ds sites começou a divulgar ofertas. O ranking completo está disponível no Reclame AQUI .
Untitled-2 copy

Foto: Reprodução

Para se ter uma dimensão do volume de reclamações das primeiras horas, a média diária no último ano das dez primeiras colocadas é de 445 reclamações, segundo números do reclame aqui.

Em primeiro lugar, aparece a Submarino com 305 reclamações. A empresa já superou sua média semanal de queixas, que é de 216 nos últimos doze meses.
A Americanas.com – Loja Virtual está em segundo, com 203 reclamações. Nos últimos doze meses, a empresa teve uma média de 37 reclamações por dia. As duas empresas possuem selo RA 1000 de atendimento.
Com 162 queixas, a Saraiva (Livraria, Editora e Loja Virtual) figura no terceiro lugar. A empresa mais que dobrou sua média diária de reclamações em poucas horas, que é de 71 queixas/dia.
O Extra.com.br  aparece na quarta posição com 42 queixas e ainda não superou sua média diária, que é de 62 reclamações. Diferente do que acontece, até então, com a NetShoes, com 42 reclamações na quinta colocação. A média diária de queixas da empresa de materiais esportivos é de 41.

Reclamações mais comuns

As reclamações mais recorrentes foram relacionadas a maquiagem de preços, incluindo a famosa oferta “metade do dobro”, em que a loja apresenta descontos de até 50% sobre preços que aumentou pouco antes da promoção. Outra forma de maquiagem identificada pelos consumidores foi a cobrança de frete caro, compensando o desconto no preço. Também houve dezenas de casos de produtos que “sumiam” no momento em que eram colocados no carrinho virtual.
Logo depois dos preços, as principais queixas foram sobre problemas no funcionamento dos sites. A Netshoes e o Magazine Luiza, por exemplo, ficaram fora do ar logo depois da meia-noite e retornaram depois, primeiro com lentidão. Americanas e Submarino tiveram tantos acessos simultâneos nas primeiras horas desta sexta-feira que tiveram de implantar uma fila de acessos. Todos os casos foram normalizados com o avanço da madrugada.


Deixe o seu comentário