Porto Velho/RO, 26 Março 2024 19:23:52
RONDÔNIA

Blocos de carnaval e comerciantes chegam a um acordo

A partir deste ano, os ensaios serão realizados, de forma coletiva, no Calçadão do Manelão, em frente ao Mercado Cultural

Por COMDECOM
A- A+

Publicado: 11/01/2019 às 07h44min

Após longa reunião na manhã desta quinta-feira (10/01), intermediada pela Funcultural, dirigentes dos blocos e a representação da Fecomércio chegaram a um consenso em relação aos ensaios dos blocos de carnaval, que a partir de agora serão realizados, coletivamente, no Calçadão do Manelão e na Praça Getúlio Vargas (ambos em frente ao Mercado Cultural) e não mais nas ruas, como ocorria até o ano passado.

De acordo com Altair dos Santos (Tatá), diretor e Patrimônio da Funcultural, esse espaço é propício para os ensaios, haja vista a minimização dos impactos causados aos comerciantes e aos moradores, bem como a facilidade de acesso para os foliões por ser uma área localizada no centro da cidade, além de ser uma importante praça de eventos já conhecida dos porto-velhenses.

A Funcultural ficará responsável pela montagem e divulgação do calendário com horários e datas dos ensaios coletivos com os cerca de 15 blocos existentes. A Fundação ficará responsável também pelo fornecimento da estrutura de banheiros químicos, grades e fechamento das vias do entorno para acomodar melhor os blocos e o público. O órgão de cultura disponibilizou ainda o Mercado Cultural para que os blocos montem stands e possam comercializar os seus abadás durante os ensaios.

Fecomércio

O representante da Fecomercio, Chico Holanda, afirmou que os comerciantes não têm a intenção de impedir ou prejudicar os blocos na realização de suas atividades. “Queremos apenas que a festa seja realizada de forma a produzir menor impacto ao comércio, tanto na área central como na região Sul”, declarou.

Segundo Chico Holanda, os comerciantes dessas duas regiões reclamavam dos constantes fechamentos das vias e da bagunça que ficava no dia seguinte aos ensaios. “Além da sujeira, tinha ainda o mal cheiro proveniente do mijo, pois mesmo tendo banheiro químico os participantes urinavam no chão”, disse.

Já os moradores criticavam, além da sujeira, o barulho que ocorria após as 22 horas. “Os blocos podem desfilar normalmente nos dias agendados, o que estávamos questionando eram os transtornos causados pelos diversos ensaios promovidos por eles em áreas inadequadas”, observou.

Entenda

Até o ano passado, os ensaios pré-carnaval dos blocos da região central de Porto Velho eram realizados no circuito da Pinheiro Machado; os que têm sede na zona Sul, se reuniam na avenida Jatuarana. Todas as vezes em que ocorriam os ensaios, as ruas eram fechadas.



Deixe o seu comentário