porto velho - ro, 21 Março 2019 16:21:12

Roberto Ravagnani

coluna

Publicado: 30/01/2019 às 09h46min

A- A+

Boas noticias no fim do túnel

Começo nossa conversa com esta chamada da Época Negócios do dia 30/01/2019 – Um relatório publicado pela Harvard Business Review..

Começo nossa conversa com esta chamada da Época Negócios do dia 30/01/2019 – Um relatório publicado pela Harvard Business Review indica que, além da busca pelo lucro, acionistas também têm desenvolvido consciência dos impactos sociais e ambientais de empresas e governos a quem destinam seus investimentos.

Antes que os críticos de plantão acionem a chave da critica destrutiva, vale salientar que eu busco ver o copo meio cheio, portanto é SIM uma boa notícia, pois por menor que possa ser este engajamento, ele é maior do que já foi, portanto isso é bom.

Não vou entrar no detalhe dos números, mas o aumento em investimentos na área chamada responsabilidade social, principalmente a ambiental, é expressivo. Pode parecer maluquice minha escrever algo desta forma dias depois de uma das maiores tragédias ambientais do mundo, e aqui não vim defender qualquer empresa, pois é de sua responsabilidade a mitigação de qualquer risco de acidentes para vidas humanas e ambientais, mas creio que este, assim como outros “acidentes” tem mostrado aos investidores que o risco de não se envolver nas causas sócio ambientais é muito grande e que não vale a pequena alta de seus lucros, sem esse investimento.

Portanto como tenho tentado fazer sempre por aqui, trazer o lado melhor, quando possível, dos assuntos que me dizem respeito, esta é uma boa visão deste assunto.

Falta muito a ser feito e ser compreendido da importância do tema, mas é alvissareiro ver aumentar o investimento em ações que antes eram totalmente desprezadas.

Aqui aproveito para expressar a tristeza com que assisto o desespero das famílias e vitimas da tragédia de Brumadinho – MG e aproveitar para expressar o meu agradecimento e desejar paz e saúde para todos voluntários que tem trabalhado incansavelmente na busca das pessoas e animais no local do acidente e parabenizar todo o povo brasileiro que mais uma vez se mobilizou para enviar doações e pedir para que antes de enviar suas contribuições, principalmente em dinheiro, certifiquem-se de que serão destinadas realmente para o fim declarado, para as contribuições materiais, também busquem saber se realmente estão precisando, se realmente sua doação chegará ao lugar correto, pois mesmo nestes momentos existem os aproveitadores e também a falta de gestão das doações que poderão se estragar, como vi pessoalmente, acontecer em outras tragédias no Brasil onde estive como voluntário. Paz e tranquilidade para nossa nação.


Escreva um comentário

sobre Roberto Ravagnani

Construindo Cidadania - O autor é Roberto Ravagnani, palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Arquivos de colunas