Porto Velho/RO, 28 Março 2024 01:13:42
Diário da Amazônia

Bolsa Família: 30% ainda não atendem critérios para o benefício

Trinta por cento das famílias que recebem o benefício do programa federal ‘Bolsa Família’, ainda não compareceram no Núcleo de..

Por J. Nogueira/ Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/05/2019 às 09h38min | Atualizado 17/05/2019 às 09h50min

Trinta por cento das famílias que recebem o benefício do programa federal ‘Bolsa Família’, ainda não compareceram no Núcleo de Apoio e Informação Bolsa Família da secretaria de Saúde de Ji-Paraná, para atender às condicionalidades exigidas por Lei. A informação foi prestada pelo coordenador Oziel Malheiros, nesta quinta-feira, 16. Segundo ele, os faltosos correm risco de ter o pagamento do benefício suspenso e até excluído do cadastro nacional.

Oziel Malheiros disse que o objetivo do programa ‘Bolsa Família’ é diminuir a desnutrição, obesidade, manter cartão de vacina em dia e incentivar o pré-natal em gestantes. O Núcleo de Apoio e Informação disponibiliza aos usuários do programa, atendimento preventivo em saúde duas vezes ao ano, conforme determina o governo federal como condicionalidade para que essas famílias continuem recebendo seus benefícios.

Este ano, na cobertura da primeira Vigência foram atendidas 1.565 mulheres entre 14 e 44 anos acompanhadas; 1.042 crianças, entre zero e sete anos (acompanhas); 62 gestantes e 164 indígenas, totalizando 2.833 acompanhamentos. Malheiros lamentou que apenas das equipes de saúde continuarem atendendo, entretanto, cerca de 30% das famílias, não compareceu para no período da 1ª Vigência para atender às condicionalidades (acompanhamento). “Muito possivelmente, essas famílias terão seus benefícios suspensos pelo governo”, alertou.

O Núcleo de Apoio e Informação fica localizado na avenida Marechal Rondon (1380) bairro Centro, anexo a Farmácia Básica de Saúde, ao lado da secretaria de Assistência Social (Semas), situada em frente ao Feirão do Produtor Rural, com atendimento das 7h30 às 13h30 de segunda a sexta feira. No núcleo, são realizados os seguintes serviços: Verificação do Peso, verificação da Altura, análise de Estado Nutricional, Cartão de Vacina, Cartão Pré-Natal, distribuição de Vitamina/A, distribuição de Hipoclorito de Sódio 2,5%, distribuição de Preservativos Masculinos/Femininos, orientações, distribuição de panfletos informativos da Saúde.



Deixe o seu comentário