Porto Velho/RO, 24 Março 2024 07:04:07
Diário da Amazônia

Bolsa Família chega a 85% de acompanhamento

O município de Ji-Paraná, conseguiu na primeira vigência 2019 de acompanhamento do programa Bolsa Família, alcançar 85% do..

Por J. Nogueira
A- A+

Publicado: 23/07/2019 às 15h03min

O município de Ji-Paraná, conseguiu na primeira vigência 2019 de acompanhamento do programa Bolsa Família, alcançar 85% do atendimento, estabelecido pelo governo Federal. No município, esse atendimento é feito pelo Núcleo de Apoio e Informação Bolsa Família da secretaria de Saúde, em parceria com a secretaria de Assistência Social (Semas). Atualmente, o programa conta com 4.529 familias cadastras, informou o diretor da unidade, Oziel Malheiros.

O diretor lembrou que o programa federal foi criado com objetivo de diminuir a desnutrição, obesidade, manter cartão de vacina em dias e incentivar o pré-natal em gestantes, de forma mais segurança para o nascimento da criança. Na unidade, é disponibilizado aos usuários, atendimento preventivo em saúde duas vezes ao ano, conforme determina o governo Federal como condicionalidade para que essas famílias continuem recebendo seus benefícios.

Na 1º Vigência, foram atendidas 1,565 mulheres entre 14 e 44 anos acompanhadas; 1.042 crianças, entre zero e sete anos (acompanhas); 62 gestantes e 164 indígenas, totalizando 2.833 acompanhamentos. Segundo ainda Malheiros, as equipes de saúde retornarão ao atendimento, a partir do mês de setembro, quando se iniciará a segunda vigência. Outra informação é que aproximadamente 30% das famílias, não comparecera, para fazer o acompanhamento obrigatório. “Essas pessoas, consideradas titulares dessas famílias, precisam continuar vindo aqui no núcleo para atender esse chamamento, para não ‘correr’ risco de ter seus benefícios suspensos”, declarou.

O diretor ainda afirmou que 4.529 famílias cadastradas no programa Bolsa Família, em Ji-Paraná, são obrigadas em atender o chamado das condicionalidades. 1.805 famílias, não são obrigadas; 93 delas, são mulheres gestantes; 455 beneficiados, são indígenas e/ou Quilombolas e 1.857, são crianças

No Núcleo de Apoio e Informação, situado na avenida Marechal Rondon (1.380) bairro Centro, anexo a Farmácia Básica de Saúde, ao lado da secretaria de Assistência Social (Semas), atende das 7h30 às 13h30m de segunda à sexta feira. Nele, os beneficiados recebem serviços: Verificação do Peso, Altura, análise de Estado Nutricional, Cartão de Vacina, Cartão Pré-Natal, distribuição de Vitamina/A, distribuição de Hipoclorito de Sódio 2,5%, distribuição de Preservativos Masculinos/Femininos, orientações, distribuição de panfletos informativos da Saúde

 



Deixe o seu comentário