Porto Velho/RO, 19 Março 2024 06:23:57
VARIEDADES

Bolsonaro determinou mudança nas cores das cédulas de real?

Mensagens com esse teor circulam em redes sociais.

Por G1
A- A+

Publicado: 23/05/2019 às 11h14min

Circula pelas redes sociais a informação de que o presidente Jair Bolsonaro determinou a mudança das cores das notas de real até o final de 2019 para punir criminosos que lavam dinheiro e obrigá-los a colocar dinheiro na economia ou perder suas fortunas.

O Palácio do Planalto diz que a informação contida na mensagem não é verdadeira. O Ministério da Economia também afirma que a mensagem é falsa.

Um dos posts diz:

“Uma jogada de mestre. Bolsonaro determinou a troca da cor das notas de real, que acontecerá até o fim de 2019”.

Uma outra mensagem afirma que, como “as notas que não forem trocadas até a data-limite perderão o valor, muitos reais vão brotar de paredes, buracos e malas”. “Vai ser um castigo para os ladrões, corruptos do nosso país”, diz o texto. “Vão perder fortunas por não poderem mexer nos ‘seus tesouros’.”

Segundo o Ministério da Economia, a Diretoria de Administração do Banco Central é quem propõe voto de alteração das características das cédulas e moedas ao Conselho Monetário Nacional (CMN). O órgão diz, no entanto, que “não houve qualquer encaminhamento ao CMN de proposta de alteração de cor das notas de real”.

Procurada, a Casa da Moeda também nega ter recebido qualquer demanda referente à troca de cédulas de real por parte do Banco Central.



Deixe o seu comentário