Porto Velho/RO, 18 Março 2024 20:26:01
Diário da Amazônia

Bolsonaro diz que falhas no Enem podem ter sido sabotagem

Presidente frisou que não é intenção do Executivo se eximir de uma eventual responsabilidade.

A- A+

Publicado: 28/01/2020 às 11h28min

O governo informou que vai apurar as ‘inconsistências’ na contabilização e correção da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o presidente Jair Bolsonaro, as irregularidades podem ter sido provocadas por erro do governo, ‘falha humana’ ou sabotagem. Nenhuma hipótese está descartada, garantiu Bolsonaro, nesta terça-feira (28). Ele frisou que não é intenção do Executivo se eximir de uma eventual responsabilidade, mas manifestou o desejo de, primeiro, colocar as ‘cartas’ na mesa para, depois, identificar culpados e tomar as devidas providências. As falhas foram constatadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub em 17 de janeiro. O erro, segundo ele, atingiu “alguma coisa como 0,1%” dos candidatos, o equivalente a 39 mil candidatos.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, apontou que as ‘inconsistências’ não chegariam a 9 mil pessoas. O governo aponta que a gráfica responsável pela impressão das provas descasou alguns cartões de respostas com o tipo da prova correspondente. Em decorrência do erro, a Justiça determinou a suspensão da divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É pelo sistema informatizado do Ministério da Educação que estudantes concorrem a vagas em universidades públicas com a nota do Enem. Bolsonaro garante que mantém diálogo com Weintraub sobre o tema e promete respostas. “Tenho conversado com ele para ver o que está acontecendo, se realmente foi uma falha nossa, se tem alguma ‘falha humana’, sabotagem, seja lá o que for. Temos que chegar no final da linha e apurar isso aí”, determinou.

O presidente se mostrou incomodado com as falhas e disse que vai exigir celeridade. “Não pode acontecer isso, e nós sabemos que tudo está na mesa, tá, não quero me precipitar dizendo o que deve ter acontecido no Enem”, ponderou. Questionado sobre a hipótese de sabotagem, Bolsonaro ressaltou que tudo está sob avaliação. “Todas as cartas estão na mesa, não quer dizer que é isso, para querer se eximir, talvez, de responsabilidade que seja nossa. Não sou dessa linha não, eu quero, realmente, apurar e chegar no final da linha, para falar com propriedade. Se for nossa, assume, se for do outro, mostra, comprova-se o que houve”, destacou.

Fonte: Correio Braziliense



Deixe o seu comentário