Porto Velho/RO, 23 Março 2024 04:35:25
Diário da Amazônia

Bolsonaro regulamenta lei que previne mutilação e suicídio

Texto assinado pelo presidente cria comitê gestor das políticas sobre o assunto e torna obrigatória a notificação dos casos

A- A+

Publicado: 07/02/2020 às 10h19min

Brasília (DF), 9/04/19. Jair Bolsonaro. Cerimônia de Posse do Ministro de Estado da Educação, Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) regulamentou nessa quarta-feira (05/02/2020) a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, sancionada em abril de 2019. Publicado no Diário Oficial, o Decreto nº 10.225 assinado pelo chefe do Executivo “estabelece normas relativas à notificação compulsória de violência autoprovocada”.

O texto institui o Comitê Gestor da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, órgão consultivo com a prerrogativa de fortalecer “estratégias permanentes de educação e saúde” nesta área. O colegiado contará com representantes de quatro ministérios (Saúde, Educação, Cidadania e Família) e representantes estaduais do setor.

Batizada de “Vovó Rose”, em homenagem a uma senhora que perdeu uma neta e se tornou miliante da causa, a lei torna obrigatória a notificação dos casos identificados por médicos, outros profissionais de saúde e estabelecimentos de ensino. Em setembro do ano passado, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participou de campanha de combate ao suicídio.

FONTE: Metrópoles

 



Deixe o seu comentário