Porto Velho/RO, 28 Março 2024 15:06:05
PLANTÃO DE POLÍCIA

Bombeiros comemora emancipação

Há 19 anos o Corpo de Bombeiros de RO começava uma história desvinculada da PM.

Por Natália Figueiredo Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 09/07/2017 às 06h35min

Militares foram condecorados com a Medalha de Tempo de Serviço e Medalha Imperador D. Pedro II

No final tarde da última terça-feira (4), o Corpo de Bombeiros de Rondônia comemorou 19 anos de emancipação da Polícia Militar. Durante a solenidade, o comando da instituição também promoveu homenagem a dezenas de profissionais pela passagem do seu dia, comemorado em 2 de julho.

Oficiais e praças militares foram condecorados com a Medalha de Tempo de Serviço e com a Medalha Imperador D. Pedro II. Na ocasião, foi entregue pelo vice-governador à corporação um ônibus para ser utilizado pela tropa de bombeiros, com 55 lugares, no valor de R$ 540 mil, adquirido com recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom).

“Em nome do Governo do Estado rendemos nossas homenagens e aplaudimos todos os bravos homens e mulheres que fazem o Corpo de Bombeiros ser essa instituição respeitada, de credibilidade, que fazem o melhor em suas atividades”, disse o vice-governador Daniel Pereira.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Felipe Santiago Chianca, disse que há 19 anos tudo que a instituição tinha era uma Toyota Bandeirantes. “Não tínhamos nada além disso, e atendíamos a população ao ar livre. Hoje com apoio do Governo e dos deputados dispomos de recursos, de material de qualidade e de conhecimento de primeiro mundo”, destacou.
“Nestes anos de serviços todo, inclusive quando integrado à Polícia Militar (PM), só tivemos até hoje um único óbito em ocorrência. É uma instituição abençoada em sua existência. É motivo de muita alegria e muito agradecimento”, afirmou.
Segundo o coronel Gilvander Gregório, que está na corporação desde sua emancipação, há 19 anos, no começo tudo era difícil, não havia recursos. Hoje, o número de profissionais bombeiros militares saltou de 182 para pouco mais de 700, e os batalhões que eram apenas três são hoje catorze.

Autoridades prestigiaram o evento em Porto Velho

“É uma evolução importante. Fazemos em média a cada quatro minutos uma intervenção, seja uma vistoria, um atendimento de ocorrência, e nosso grau de aceitação na sociedade revela respeito muito grande”, disse o o coronel.

“Apesar de ter um efetivo pequeno, o Corpo de Bombeiros de Rondônia tem uma presença nacional importante”, destacou o coronel Lioberto Caetano, secretário de Defesa, Segurança e Cidadania (Sesdec), ele próprio integrante da instituição. Ele conta que são poucas as instituições que tem equipamentos como máscaras de mergulho com equipamento de comunicação, o que nas águas barrentas do rio Madeira, “permite fazer uma ação mais organizada”, e almofadas pneumáticas.

“Nem no Rio de Janeiro e nem São Paulo tem”, disse, orgulhoso o secretário, salientando que não são poucas às vezes em que comparece ao comando para participar da entrega de equipamentos e material necessário ao trabalho da corporação. “Mas o mais importante é essa tropa. Tropa de uma integridade maravilhosa”, disse.

No Brasil, a história do Corpo de Bombeiros começou em 2 de julho de 1856, quando por um decreto o imperador Dom Pedro II instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro.



Deixe o seu comentário