Porto Velho/RO, 23 Março 2024 05:30:55
Diário da Amazônia

Brasil ainda tem nível baixo de aprendizado do inglês

Apesar de o inglês ser matéria obrigatória nas escolas brasileiras e ser o idioma mais popular do mundo, o brasileiro ainda está longe..

Por O Globo
A- A+

Publicado: 28/11/2018 às 09h37min | Atualizado 29/11/2018 às 15h19min

Apesar de o inglês ser matéria obrigatória nas escolas brasileiras e ser o idioma mais popular do mundo, o brasileiro ainda está longe de ser proficiente nele. De acordo com relatório da EF deste ano, o país ocupa a 53º posição de 88 localidades.

O índice também classifica o ranking pela qualidade da fluência no idioma. Nesse sentido, os brasileiros estão no nível baixo. Para efeito de comparação com os países vizinhos, a Argentina está em 27º e o Uruguai em 40º, com proficiências alta e moderada, respectivamente.

Foto ilustração

Dificuldades no idioma
Diversos fatores podem estar prejudicando o aprendizado dos brasileiros no idioma inglês. O principal deles está associado ao estudo mais teórico da língua e menos prático.

Assim como no português, a maior parte dos nativos de inglês não conversa formalmente no dia a dia. Por isso, muitos estudantes encontram dificuldades quando deixam os livros e viajam para o exterior, por exemplo.

Esse apego à teoria também gera insegurança para os brasileiros. Por terem tido um ensino mais “engessado” do idioma, eles não se sentem confortáveis para iniciar um diálogo e lidar com os erros.

Como as crianças aprendem de maneira mais dinâmica — muitas vezes, antes de serem alfabetizadas — o aprendizado é mais rápido e eficaz. Da mesma maneira que o português não é absorvido apenas por livros, o inglês deve ser enxergado tal como é: um meio para se comunicar, principalmente, pela fala e forma natural.

Prática deve ser constante
Outro fator que pode prejudicar o aprendizado efetivo do idioma é a frequência do estudo e do contato com a língua. Muitos estudantes fazem cursos durante anos, mas não levam os ensinamentos para o dia a dia, nem mergulham de cabeça no idioma.

O ideal é aplicar o vocabulário conhecido no dia a dia para que ele seja memorizado. Isso pode ser feito de várias maneiras. Atualmente, está mais fácil aprender qualquer idioma, pois existem aplicativos, jogos, filmes e podcasts na internet. O curso de inglês online da Babbel, por exemplo, permite estudar o idioma de qualquer lugar, até mesmo do celular. A ferramenta tem diversos tipos de atividades, sendo que todas são focadas no uso cotidiano.

Embora o país esteja na lanterna na fluência do inglês, isso não significa que o idioma seja difícil de ser aprendido. Portugal, que tem a mesma raíz linguística que o Brasil, tem alto nível de inglês e ocupa a 19º posição do ranking.

Portanto, é possível aprender o idioma mais popular do mundo — e mais importante para o mercado de trabalho. Há diversas ferramentas disponíveis hoje em dia, sendo que nem é preciso sair de casa ou atravessar o mundo para ter contato com a língua.



Deixe o seu comentário