Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 12:18:41
Diário da Amazônia

Brasil estuda adquirir droga experimental contra ebola

Apesar de considerar baixo o risco de o ebola desembarcar no Brasil, o Ministério da Saúde está em contato com o fabricante americano da..

A- A+

Publicado: 12/08/2014 às 18h41min | Atualizado 27/04/2015 às 06h48min

Apesar de considerar baixo o risco de o ebola desembarcar no Brasil, o Ministério da Saúde está em contato com o fabricante americano da droga experimental usada no tratamento de dois americanos e um espanhol infectados pelo vírus na África.
Se, por um lado, a pasta avalia se há disponibilidade internacional da droga, por outro o ministério ainda vai discutir com especialistas brasileiros se seria o caso de usar o soro em eventuais pacientes brasileiros infectados.
Segundo Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde da pasta, não há estudos que comprovem eficiência e segurança do soro ZMapp. “Não há uma recomendação de uso [da Organização Mundial da Saúde], mas [orientações sobre] em que condições a droga é usada”, disse o secretário nesta terça-feira (12).
Barbosa reforçou que não há “nenhum remédio milagroso” e que o Brasil já adotou as medidas de vigilância em aeroportos e serviços médicos para identificar potenciais casos suspeitos da doença. Até o momento, nenhum foi registrado –apenas boatos, diz ele.
“Estamos conversando [com o produtor] e, ao mesmo tempo, avaliando tecnicamente se vamos adquirir ou não.”
A disponibilidade da droga experimental, porém, pode não existir a curto prazo. A Mapp Biopharmaceutical, produtora da droga, colocou em seu site, nesta terça, que os estoques disponíveis estão esgotados, após o atendimento de algumas demandas. E que estão cooperando com outros parceiros para ampliar a produção.
Barbosa diz que a avaliação é sobre adquirir um “pequeno estoque” do produto e reforçou que o principal, no momento, é disponibilizar o soro aos países africanos diretamente afetados.

Por Johanna Nublat



Deixe o seu comentário