Porto Velho/RO, 21 Março 2024 06:42:31
SAÚDE

Brasil tem 4.602 enfermeiros afastados por suspeita de covid-19

Walkírio Almeida, do Conselho Federal de Enfermagem, diz que fiscalização contemplou 27% dos profissionais e que número real pode ser 'bem m

A- A+

Publicado: 27/04/2020 às 15h07min

 

Cofen já registrou 49 óbitos associados ao novo coronavírus
Diego Vara/Reuters

O Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) diz que 4.602 profissionais foram afastados do trabalho por suspeita de covid-19, infecção provocada pelo novo coronavírus, desde o início da epidemia no Brasil. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (27).

Ao todo, os conselhos regionais fiscalizaram 5.780 instituições de saúde e identificaram alto índice de contágio na categoria associado à falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

 

De acordo com Walkírio Almeida, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional, o número seria “apenas a ponta do iceberg”, já que as ações de fiscalização só contemplaram 27% de todos os profissionais inscritos na entidade representativa.

A instituição contabiliza, ainda, 4.598 denúncias sobre inadequações no fornecimento de equipamentos de proteção e um déficit de 13.790 trabalhadores capacitados para atuar no combate à covid-19.

“O adoecimento da equipe, posta em quarentena, agrava o défice no quantitativo para atendimento à população, além de representar uma tragédia para os profissionais e suas famílias”, diz Almeida.

Desde o primeiro caso no Brasil, o Cofen já registrou 49 óbitos associados ao novo coronavírus. A maioria, inclusive, integrava o chamado grupo de risco (pessoas com mais de 60 anos, doenças pré-existentes e, também, com baixa imunidade).

São Paulo

A cidade de São Paulo contabiliza, até domingo (26), 3.106 profissionais de saúde afastados por conta da doença. Desse total, 2.354 com síndrome gripa e outros 713 casos confirmados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 13 trabalhadores morreram devido a complicações da covid-19.

Fonte: R7



Deixe o seu comentário