Porto Velho/RO, 19 Março 2024 18:12:57
Diário da Amazônia

Briga de gente grande! 

“Ele é coronel, mas apóia o MST” frisa o presidente Jair Bolsonaro em áudio vazado comentando sobre o gesto do deputado coronel..

A- A+

Publicado: 24/10/2020 às 10h25min

“Ele é coronel, mas apóia o MST” frisa o presidente Jair Bolsonaro em áudio vazado comentando sobre o gesto do deputado coronel Chrisóstomo Moura, que foi eleito com o apoio do empresário ruralista Jaime Bagatolli e se diz representante do agronegócio rondoniense na Câmara dos Deputados em Brasília. Um interlocutor ligado ao grupo político de Jaime Bagatolli e Jair Bolsonaro no estado de Rondônia acentua que Chrisóstomo tentou e não conseguiu explicar ao Ministério da Agricultura e nem na Casa Civil da Presidência República, seus contatos com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). De fato, isso é briga de gente grande! 

Devagar e sempre!  

Neste fogo cruzado entre políticos contra e favoráveis ao agronegócio em Rondônia, caminha com muita habilidade no Palácio do Planalto e bem visto pelo grupo que apóia Bolsonaro neste estado, o deputado emedebista Lúcio Mosquini, que também tem bom trânsito junto ao governador Marcos Rocha, sendo considerado um bom parceiro para levar adiante o processo de regularização fundiária. Nas palavras do mesmo interlocutor, “isso é o divisor de águas para campanha ao governo do estado”.  

Plantio em ritmo acelerado 

Aproveitando às chuvas que começaram no tempo certo, os produtores de grãos no estado de Rondônia, trabalham em ritmo acelerado colocando a semente de soja no solo. Do cone Sul ao distrito de Nova Califórnia, na divisa com o Acre, as precipitações pluviométricas às vezes esparsas mesmo assim estão ajudando os agricultores que depois da soja, entram com o cultivo do arroz e milho aproveitando a janela de 120 dias. 

É com nós! 

No sábado (24) o programa “Campo e Lavoura” que vai ao ar das 7:00 às 8:00 horas na Rede TV! Apresentou uma ampla reportagem revelando o potencial do agronegócio na região da Ponta do Abunã, onde a soja, o milho, o arroz e feijão ao lado de uma bovinocultura forte esta transformando aquela área numa nova fronteira agrícola. Entrevistas com autoridades, entre elas o secretário de Agricultura do Acre Edivam Azevedo e produtores rurais que vieram conhecer de perto o desenvolvimento da região.    

Em alta! 

Com o preço litro de óleo de cozinha batendo na porta dos R$ 8,00, a velha e conhecida banha de suínos está voltando a ser consumida em Rondônia em alguns supermercados e açougues na capital o produto anda escasso, mas ainda é encontrado por valores bem mais acessíveis do que o óleo de soja. A Banha consumida por aqui, vem de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, assim como a carne de suíno. 

Pé de frango! 

As famílias oriundas do Sul do País costumam saborear uma sopa preparada com moela, fígado e pé de frango. Bem preparada com cebolinha e cheiro verde é uma delicia. Essa iguaria também é muito consumida pelos chineses que estão adquirindo altas quantidades destes produtos nos frigoríficos e cooperativas no Sul do País.  

Espaço aberto! 

Rondônia com mais de 90 mil pequenas e médias propriedades rurais, poderia ocupar na região Norte este espaço na criação de frangos e suínos, oferecendo uma opção por valores justos aos consumidores. As instituições financeiras e cooperativas possuí as mais diversas linhas de créditos à longo prazo e juros quase zero para esse tipo de atividade.  

Em conjunto 

Se tudo continuar em ritmo normal até o final do ano, os governos de Rondônia, Marcos Rocha, do Acre, Gladson Camelli e Wilson Lima, Amazonas, assinam o convênio já conhecido como “Amacro” que se encontra em fase final de estudos pela Embrapa para apoiar com tecnologia e orientação de profissionais da área pequenos produtores rurais. Os secretários de Agricultura, Evandro Padovani (RO), Edivam Azevedo (AC) e Petrúcio Magalhães (AM) acompanham o desenvolvimento técnico do projeto.

Aguardando a ponte 

  Os governos de Rondônia e Acre aguardam para o final do ano a conclusão das obras na ponte sobre o rio Madeira, que além de baratear o custo no sistema transportes vai acelerar o progresso do Norte de Rondônia, sul do Acre e do Amazonas. A produção de grãos por sua vez já esta chegando com muita força no estado paralelo a criação de bovinos em regime de confinamento. 

A BR 364 ainda é um gargalo 

A produção no estado continua de vento em popa, mas no que depender da BR 364 os produtores rurais ainda terão muitas dores de cabeça e prejuízos. Andando em ritmo de tartaruga o DNIT no estado de Rondônia não consegue acompanhar o progresso e o resultado todos conhece.  

Finalizando 

Vou ficando por aqui, desejando a todos Paz e bom final de semana. Não esqueça da máscara, o coronavirus deu uma trégua mas não desapareceu.



Deixe o seu comentário