Porto Velho/RO, 19 Março 2024 09:55:44
RONDÔNIA

BRIGADA PRÍNCIPE DA BEIRA – 50 anos de missão na Amazônia

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva (Brigada Príncipe da Beira) comemora 50 anos de instalação. As comemorações do cinquentenário..

Por Redação
A- A+

Publicado: 22/07/2019 às 16h42min

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva (Brigada Príncipe da Beira) comemora 50 anos de instalação. As comemorações do cinquentenário iniciam nesta terça-feira (23), às 09h30, com celebrações religiosas no contexto da Páscoa dos Militares: Missa na Catedral de Porto Velho, Culto na 1ª Igreja Batista, e Reunião Espírita no auditório do Quartel General da 17ª Bda Inf Sl.

Na quarta-feira (24) a Brigada Príncipe da Beira realizará a Formatura Geral em comemoração ao cinquentenário de sua criação, às 19h30, no Quartel General situado na avenida Duque de Caxias, Centro de Porto Velho. A comemoração militar visa promover grande unidade com os eventos que permitirão maior congraçamento e estreitamento de laços entre militares e civis, importantes parceiros na trajetória exitosa.

A unidade militar é uma organização regional do Exercito Brasileiro e atua com missões de selva e de fronteira. É vinculada ao Comando Militar da Amazônia sediado em Manaus (AM). Possui unidades e atuações em Rondônia, Acre e Sul do Amazonas. O atual comandante é o General de Brigada, José Eduardo Leal de Oliveira, que assumiu a unidade em 31 de março de 2017. Bacharel em Ciências Militares, da Arma de Artilharia, formado pela Academia Militar de Agulhas Negras.

Histórico
A presença do Exército nesta parte da Amazônia Ocidental remonta ao século XVIII, inicialmente com o Fortim de Nossa Senhora da Conceição, criado em 1760, às margens do rio Guaporé, e, a partir de 1783, com o Real Forte Príncipe da Beira, construído cerca de dois quilômetros rio acima.

Apesar da carência de registros históricos, sabe-se que o Forte Príncipe da Beira teve uma guarnição permanente até o final do século XIX, quando foi desativado por medida de economia.
A 17ª Brigada de Infantaria de Selva tem como origem os Contingentes Especiais de Fronteira, instituídos em 1932, oriundos do 27º Batalhão de Caçadores, atual 1º Batalhão de Infantaria de Selva, situado em Manaus-AM, que reocuparam a área do Forte Príncipe da Beira e se instalaram em Guajará-Mirim e Porto Velho.

Herdeira de um passado de pioneirismo, trabalho e lutas na Amazônia Ocidental, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva tem sido a garantia da soberania e da nacionalidade, fatores preponderantes da coesão nacional, na fronteira noroeste do Brasil.

 

ORGANIZAÇÕES MILITARES SUBORDINADAS

Comando de Fronteira Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva
Comando de Fronteira Rondônia / 6º Batalhão de Infantaria de Selva
54º Batalhão de Infantaria de Selva
Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva
17ª Companhia de Infantaria de Selva
17ª Base Logística
Companhia de Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva
17º Pelotão de Polícia do Exército
17º Pelotão de Comunicações de Selva



Deixe o seu comentário