Porto Velho/RO, 22 Março 2024 13:00:34
Diário da Amazônia

Brincadeira de Boi Bumbá sem alegorias não é a mesma coisa

Os bois bumbás de Guajará-Mirim recebem na próxima quarta feira dia 4, os Galpões que recebem a denominação oficial de Centros..

A- A+

Publicado: 01/07/2018 às 06h03min | Atualizado 30/06/2018 às 15h01min

Os bois bumbás de Guajará-Mirim recebem na próxima quarta feira dia 4, os Galpões que recebem a denominação oficial de Centros Culturais.

*********

Cada grupo a partir de quarta feira vai contar com um galpão, aonde poderão além de montar os ateliês de confecção de indumentárias, realizar oficinas para formar artesãos que no futuro podem trabalhar para os próprios bois. Quer dizer mão de obra qualificada.

*********

Ali também, os bois podem oferecer curso de corte e costura, artesanato de modo geral, inclusive pintura, grafite e marcenaria. É um ganho e tanto para os bois Malhadinho e Flor do Campo. Agora terão um local apropriado para realizar seus ensaios técnicos.

*********

Apesar dos dois galpões serem no mesmo espaço, cada um tem entrada própria o que quer dizer que brincantes de um grupo só terão acesso ao galpão do outro grupo se a diretoria concordar. Por isso as coreografias podem muito bem ser ensaiadas em cada galpão.

*********

De parabéns a Superintendência de Turismo do estado de Rondônia que foi a responsável administração da obra.

*********

Aliás, os galpões deveriam ser inaugurados e entregues aos Bois sexta feira passada, porém,, segundo o Judilson Dias, responsável pela programação artística da inauguração, em virtude da falta de espaço na agenda do governador Daniel Pereira foi adiada para quarta feira dia 4.

*********

Agora falta só confirmar se o Duelo na Fronteira deste ano, vai acontecer ou não. Acontece que os grupos folclóricos de Guajará Mirim em especial os bois Malhadinho e Flor do Campo estão impossibilitados de receber recursos financeiros dos governo municipal, estadual e federal.

********

A turma tá se virando, na tentativa de arrecadar recursos para desenvolver seus temas, realizando eventos particulares. Pelo menos aquele material que a Sejucel adquiriu em São Paulo em 2016 e que o Promotor do MP de Guajará impediu que fosse entregue aos Boi, foi passado para a prefeitura de Guajará que poderá doar aos grupos da Perola do Mamoré.

********

Pelo menos material para as indumentárias Flor do Campo e Malhadinho terão. Falta recurso para contratar mão de obra para confecção das alegorias e cenários.

********

A brincadeira de Boi Bumbá sem os cenários e alegorias não é a mesma coisa. O estilo de apresentação dos bois de Guajará imita o estilo Parintins. Os temas são desenvolvidos em cima dos cenários e das alegorias.

********

Vamos ficar na expectativa de que o Duelo na Fronteira aconteça na data tradicional que é o final da segunda semana do mês de agosto.

********

Enquanto isso em Porto Velho a Federação de Grupos Folclóricos – FEDERON divulgou a ordem de apresentação dos grupos no 37º Arraial Flor do Maracujá.

********

A festa vai começar no dia 27 com a realização do concurso Eliminatória que reúne s grupos de quadrilha do Grupo de Acesso.

Quem abre pra valer o Flor do Maracujá 2018 é a quadrilha mirim Flor Vermelha. Quem vai encerrar o Flor deste ano é o Duelo entre as Tribos Indígenas.

*********

No penúltimo dia, ou seja, dia 4 de agosto quem vai se apresentar são os bois Diamante Negro e Corre Campo. O Diamante por ser vicem campeão da última disputa, dança primeiro e o Corre Campo por campeão dança por último.

*********

Breve divulgaremos a programação completa da XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá. Aguardem!

*********

Para encerrar. As inscrições para os interessados em colocar barraca n o Flor do Maracujá já estão abertas. Os interessados devem procurar a Comissão de Organização na sede da FEDERON que fica na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques) a partir das três horas da tarde.

*********

Agora “Chore por você Argentina” fora da Copa do Mundo com Messi e tudo. Espero que passemos pelo México!



Deixe o seu comentário