Porto Velho/RO, 26 Março 2024 23:49:12
RONDÔNIA

Porto Velho: Bueiros abertos favorecem acidentes

A chegada antecipada das chuvas traz um alerta para a população de Porto Velho: a quantidade de bueiros abertos que propicia o aumento no..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 09/10/2014 às 12h35min | Atualizado 28/04/2015 às 21h21min

Na Capital, em todos os bairros é possível encontrar um bueiro aberto

Na Capital, em todos os bairros é possível encontrar um bueiro aberto

A chegada antecipada das chuvas traz um alerta para a população de Porto Velho: a quantidade de bueiros abertos que propicia o aumento no número de acidentes, que podem envolver pedestres, ciclistas e até mesmo motoristas. Na Capital, em todos os bairros é possível encontrar bueiros abertos, alguns há mais de dois anos e nestes casos chegam a se tornar “conhecidos” dos moradores.

Na rua Major Amarantes, bairro Arigolândia existe um caso deste. Segundo os moradores, a comunidade já tentou de tudo para chamar a atenção dos motoristas quanto ao bueiro aberto: lacrou com uma janela de madeira, usou caixas de papelão, pedaços de madeira, mas não tem jeito, em poucos dias, com a movimentação dos veículos os “ajustes” são levados e os carros voltam a bater no buraco aberto pela ausência da tampa do bueiro. “É muito perigoso. Um motoqueiro pode cair, se machucar e até morrer”, preocupa-se José Mauro Lima, 61, motorista e morador da área em frente ao bueiro. “Escuto os carros baterem, principalmente à noite”, diz.

Bueiro aberto comemora Aniversário de dois anos

O repórter cinematográfico, Fábio Morais, afirma que vai convidar a Câmara dos Vereadores para comemorar o aniversário de dois anos do bueiro aberto na rua Major Amarantes. “Preciso convidar os vereadores para participar do aniversário de um buraco aberto bem no centro da cidade porque nossos vereadores não têm interesse em ajudar, preferem criticar o prefeito, sendo que não desenvolvem projetos para alavancar o trabalho da prefeitura. Há vereador recém-empossado que saiu candidato a deputado e que ainda nem mostrou seu trabalho. Não fez a parte dele, que é ajudar o prefeito a cuidar da cidade, ou seja, não está preocupado com o município e as necessidades da população”, critica. O vereador não deve ser só fiscalizar e sim, desenvolver projetos de interesse da comunidade, como para resolução do problema dos bueiros abertos”, evidencia.

Problemas devem ser levados À secretaria

Um dos problemas que a comunidade enfrenta quanto à solicitação de serviços para seus bairros parece esbarrar na questão de quem informar. Segundo a assessoria de comunicação do Ministério Público do Estado (MPE), a comunidade inicialmente pode acionar, através de ofício, o órgão municipal responsável por este tipo de obra, neste caso a Secretaria Municipal de Obras. Em caso de não atendimento, poderá acionar o MPE através de sua Ouvidoria ou diretamente na Promotoria de Urbanismo.

Frente de Serviços

Segundo Eduardo Allemand Damião, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Obras, a questão dos bueiros sem tampa é discutida internamente há algum tempo na secretaria e algumas tampas já foram inclusive confeccionadas. “Nossa previsão é de que no mês de novembro, a equipe que atualmente trabalha nas obras de asfaltamento e tapa buracos na cidade seja direcionadá para fazer um levantamento da quantidade de bueiros e em seguida vamos vedar”, explica.

Ele informou que além das tampas também serão realizadas correções das caixas coletoras (boca de lobo). “Temos somente que aguardar a conclusão de atividades que precisam ser feitas especificamente no período mais quente do ano. Nas primeiras semanas de novembro vamos montar uma frente de serviço somente para este fim”, garante Damião.



Deixe o seu comentário