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RONDÔNIA

Buracos na Jorge Teixeira causam preocupação aos motoristas

Os buracos podem causar danos aos veículos, além de aumentar o risco de acidentes no local.

Por Sara Cicera Diário da Amazônia
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Publicado: 30/01/2019 às 06h00min

Os buracos nas ruas e avenidas continuam sendo um problema recorrente para a população de Porto Velho. Nas últimas semanas, a população da capital vem reclamando de alguns buracos que se formaram em vários trechos na avenida Governador Jorge Teixeira, principal avenida da capital. Além de causar danos aos veículos que trafegam pelo local, o transtorno aumenta também o risco de acidentes. A avenida já foi pavimentada duas vezes na capital, porém os serviços foram de baixa qualidade e vários pontos da Jorge Teixeira precisam de novos reparos.

Foto: Roni carvalho – Diário da Amazônia

O principal motivo para a formação desses buracos nas ruas, além do serviço de má qualidade nas avenidas e BRs, são as fortes chuvas que caem na região. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-RO), nos períodos chuvosos o desgaste do pavimento é intensificado, quando a entrada de água nas fissuras e bombeamento dos finos das camadas inferiores deixa o pavimento mais suscetível à formação de patologias. No entanto, outros fatores, como o grande volume de tráfego e sobrepeso, como as carretas pesadas, também são determinantes para o aparecimento desses problemas.

Entre os trechos, um grande buraco se formou na Jorge Teixeira, entre a avenida Sete de Setembro e a rua Afonso Pena. Segundo o superintendente do Dnit-RO, Cláudio Neves, uma licitação de manutenção deste trecho já foi realizada, porém, somente com a abertura do orçamento federal de 2019 é que poderá ser feito o empenho e a lavratura do contrato, o que deve ocorrer nos próximos dias.

“Em relação a esses buracos já entramos em contato com alguns parceiros, como prefeitura e o 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), para fecharmos ainda essa semana”, informou Cláudio Neves. Os buracos serão fechados com concreto asfáltico.

Cláudio Neves ainda informou que os contratos para esses serviços são feitos por lotes, na qual a BR-319 é realizada em um lote que vai da ponte do rio Madeira até o Elevado do Roque. Entra no orçamento de manutenção que é disponibilizado para o Estado através da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é votada na Câmara dos Deputados.

Sobre os projetos do Dnit para recuperação de buracos na BR-364, Cláudio Neves explicou que a BR-364 é dividida em 11 lotes aonde estão contratadas seis ações de restauração e cinco de conservação. Alguns trechos estão iniciando os trabalhos e alguns já estão em fase avançada de recuperação, como na região de Vilhena.

LIMPEZA NA BR-364

Desde a semana passada o 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) tem trabalhado na manutenção da BR-364, perto do Elevado do Trevo do Roque. De acordo com o superintendente do Dnit-RO, Cláudio Neves, essas atividades são realizadas através de parcerias.

“Um dos contratos que temos na BR-364 é com o 5º BEC, que compreende o trecho entre Candeias do Jamari e a Universidade Federal de Rondônia (Unir). Eles são responsáveis pela manutenção do pavimento e a roçada nas laterais da rodovia do km 690 ao km 723”, disse.

O Dnit também faz parcerias com prefeituras para manutenção das roçadas nos canteiros e iluminação, bem como a prefeitura de Porto Velho na BR-364 e BR-319, Cacoal e São Miguel do Guaporé.



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