Porto Velho/RO, 23 Março 2024 00:30:19
Diário da Amazônia

Cabixi, uma cidade encantadora, de povo batalhador e perseverante

O município de Cabixi é o que mantém maior distância da capital Porto Velho Emancipado em 1988, o município de Cabixi é o que mantém..

A- A+

Publicado: 09/09/2018 às 06h00min | Atualizado 09/09/2018 às 08h35min

O município de Cabixi é o que mantém maior distância da capital Porto Velho

Emancipado em 1988, o município de Cabixi é o que mantém maior distância da capital Porto Velho, são cerca de 806,1 quilômetros que separam os dois municípios. No passado foi distrito do município de Colorado do Oeste, hoje possui pouco mais de seis mil habitantes, e com apenas 29 anos é reconhecido pela sua produção agrícola, sendo referência na produtividade de Urucum.

A sua grande quantidade de plantações, que contam com um moderno sistema de irrigação, permite que a produção ocorra em qualquer período do ano. Cabixi também se destaca na pecuária, na produção do leite e criação de gado.

Os habitantes, em sua grande maioria, são oriundos do sul do Brasil, como a vice prefeita, Roseli Barroso, que veio do Paraná e, chegou na cidade quando o lugar ainda era coberto pela floresta.

” As pessoas vinham de Vilhena com Cacaio nas costas, como foi a história da minha família, onde meu pai foi um dos desbravadores do município de Cabixi. Eu tinha apenas seis anos de idade quando cheguei no município de Cabixi”, conta a vice-prefeita.

“Nós chegamos no estado de Rondônia no ano de 1983, como todo o povo que hoje reside no estado, também viemos em busca de oportunidade e essa oportunidade encontramos no município de Cabixi”, disse o líder.

“Nós temos os colégios bons, então hoje a gente vê a evolução, nós temos todos os postos ampliados, nós temos médicos em todos os postos, nós temos o hospital aqui de Cabixi, que presta todo o atendimento”.

Turismo

Cabixi é um município privilegiado, localizado no vale do Guaporé, os seus rios de águas escuras encantam os visitantes, pela sua grande variedade de espécies de peixes, o lugar é ideal para a prática da pesca esportiva. Também é possível se divertir nos balneários e aproveitar do sossego das muitas pousadas, localizadas em meio a natureza.

O que marca o compasso da cidade é a tranquilidade, o clima manso característico das cidades do interior serve como refúgio. O único burburinho acontece na feirinha da cidade, quando os moradores se reúnem para bater papo e valorizar a agricultura familiar dos produtores da região.

“Eu gosto de feira, ficar batendo papo com os amigos aqui, às vezes não tem nada para fazer na feira, mas eu venho na feira”, conta o morador, Ligerino Damasceno.

Esta é Cabixi, uma cidade encantadora, de povo batalhador e perseverante. Um lugar que merece ser visitado, apreciado e jamais esquecido.

Veja a reportagem especial:

EXPEDIENTE

Reportagem

Marlon Mariano

Imagens

Thiago Rodrigues

Edição

Natália Figueiredo

Texto

Jaylson Vasconcelos

 



Deixe o seu comentário