Porto Velho/RO, 21 Março 2024 07:39:16
Diário da Amazônia

Cacoal – Ifro promove I Colóquio de literatura e humanidades

O propósito é atingir, por meio de uma linguagem mais acessível, um público mais amplo, abarçando o leitor comum.

Por IFRO
A- A+

Publicado: 19/08/2019 às 17h15min | Atualizado 19/08/2019 às 17h16min

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Cacoal, está organizando o I Colóquio de literatura e humanidades: entre o clássico e o contemporâneo, por meio do Grupo de Pesquisa em Estudos Literários (GPEL). O evento acontecerá no dia 28 de agosto, às 13h30 na Câmara Municipal de Cacoal. Palestras, mesas-redondas e apresentações de resultados de pesquisas compõem a programação.

A participação é gratuita e aberta a todos. Para se inscrever acesse o link: https://bit.ly/2yUUh6n
O evento pretende oportunizar um momento de diálogo entre a instituição de educação e a comunidade a fim de discutir assuntos concernentes à arte literária. “O I Colóquio de literatura e humanidades está organizado de maneira a oferecer palestras com especialistas da literatura brasileira, e, mesas coordenadas com a participação de discentes do Campus Cacoal.

Foto: Divulgação

 

O propósito é atingir, por meio de uma linguagem mais acessível, um público mais amplo, abarçando o leitor comum e o aficionado da Literatura, através da divulgação de autores, obras e temas literários de relevância no cenário cultural contemporâneo”, elucida a coordenadora do projeto Professora Drª Jeciane de Paula Oliveira.

O colóquio contará com palestras ministradas pelos professores Cláudio Márcio da Silva e Samuel Lima. Cláudio Mário da Silva, que é docente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e investiga as relações entre memória e migração na literatura brasileira, vai ministrar a palestra “A imagem da cidade como inviabilizadora da vida no sertão: a migração”. Samuel Lima, pesquisador de pós-doutorado com bolsa PNPD/CAPES (2019) em Estudos Literários, na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT ministrará palestra com o seguinte título: Literatura brasileira contemporânea: escritas de si para si.

Após as palestras os discentes do IFRO apresentarão resultados de pesquisas sobre literatura brasileira desenvolvidas na instituição. As apresentações serão organizadas em duas mesas de discussões. A primeira abordará obras canônicas da literatura, já a segunda centrará as reflexões em torno de obras contemporâneas.



Deixe o seu comentário