Porto Velho/RO, 27 Março 2024 08:52:30
Diário da Amazônia

Cada estudante deverá ter aula presencial pelo menos uma vez na semana em Porto Velho

Secretaria afirma que aguarda aval das autoridades de saúde para reabrir escolas com segurança. Rede municipal de ensino tem 43.679 alunos.

A- A+

Publicado: 04/08/2020 às 09h56min | Atualizado 04/08/2020 às 12h42min

Um plano de retorno às aulas presenciais em Porto Velho está em fase de elaboração. O texto é redigido por um comitê da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A pasta divulgou na última segunda-feira (3) que a retomada das atividades será em quatro etapas.

A volta dos estudantes às 141 escolas do município ainda não tem data definida, pois a Semed diz que espera a diminuição dos casos de novo coronavírus e o aval dos órgãos de saúde para a segurança dos alunos, seus familiares e profissionais de educação.

Até o momento, o cronograma segue as fases de flexibilização da capital que acompanham o avanço e controle da pandemia da Covid-19. De acordo com a Semed, em cada uma das quatro etapas haverá possibilidade de regressão, conforme determinações por meios de resoluções, portarias e pareceres.

Em todas as etapas do plano estão inclusas recomendação de obediência ao distanciamento social, o controle de temperatura de estudantes e servidores, a disponibilidade de máscaras individuais, medidas de higiene e cuidados com as pessoas com suspeita de contaminação.

Como funcionará cada etapa?

Na etapa 1, estão previstas as desinfecções das escolas, seguindo os protocolos de higiene. E o mapeamento do número de alunos e profissionais que compõem a comunidade escolar.

A intenção, na etapa 2, é a volta às aulas presenciais por meio de revezamento, ou seja, cada estudante deverá ter aula presencial pelo menos uma vez na semana. A escola poderá usar 50% da capacidade total em cada dia letivo e deverá seguir regras de prevenção, com distanciamento mínimo de um metro e meio entre as carteiras.

Já na etapa 3, a previsão da Semed é que cerca de 50% até 70% dos alunos poderão voltar às escolas. A meta será cumprida desde que as medidas de flexibilização adotadas em Porto Velho apresentem restrições mais brandas.

Somente na etapa 4, acontece o englobamento de 100% dos alunos, quando cada um deles começa a participar de pelo menos dois dias de aulas presenciais. O plano prevê que o cumprimento desta etapa acontecerá quando o município apresentar em documentos o retorno das demais atividades e atendimento de 100% da população.

Leia também: MEC autoriza aulas a distância em escolas técnicas federais de ensino

As aulas da rede pública municipal estão suspensas desde março, na época a previsão de paralisação inicial era de 15 dias. Atualmente os 43.679 alunos já entram no quinto mês em casa. Esse número está distribuído em 11.373 crianças na educação infantil, 30.837 no ensino fundamental e 1.469 na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Do outro lado estão 3.173 professores que encaram desafios como a formulação de atividades, vídeoaulas, áudios e mensagens com orientações didáticas.

A Semed informou que participam do comitê de elaboração do plano: o Conselho Municipal de Educação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), Sindicato dos Professores e Professoras no Estado de Rondônia (Sinprof), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e o Ministério Público de Rondônia (MP-RO).



Deixe o seu comentário