Porto Velho/RO, 25 Março 2024 18:21:34
Diário da Amazônia

Ji-Paraná: Caerd faz interligação de adutora para evitar desabastecimento

A companhia de Águas e Esgotos (Caerd) conseguiu junto a Caixa Econômica Federal (CEF), autorização para utilização dos 1,2 mil..

A- A+

Publicado: 18/01/2015 às 03h35min | Atualizado 21/04/2015 às 09h12min

Presidente da Caerd, Iacira Azamor, acompanhada de técnicos da empresa esclarecendo sobre a ação aplicada

Presidente da Caerd, Iacira Azamor, acompanhada de técnicos da empresa esclarecendo sobre a ação aplicada

A companhia de Águas e Esgotos (Caerd) conseguiu junto a Caixa Econômica Federal (CEF), autorização para utilização dos 1,2 mil metros de adutoras já instalados no Segundo Distrito, em Ji-Paraná, para amenizar o desabastecimento na cidade. A obra não foi concluída na totalidade pela empresa Hidronorte Construções Ltda., que venceu licitação. Segundo a presidente da Companhia, Iacira Azamor, esse é um dos pontos mais críticos na cidade e precisa de uma atenção toda especial.

A interligação da adutora velha com a nova se dá pela urgência, da solução do problema. Ação dependia de autorização da Caixa Econômica Federal, que em princípio parecia pouco provável, o que ocorreu de forma rápida e descomplicada. “A ligação já está sendo providenciada e em quatro dias nós conseguiremos ter esse serviço de interligação da adutora velha com a nova. A outra interligação já está sendo feita por debaixo da ponte, sendo concluída em quatro dias”, disse Mauro Berberian, diretor técnico operacional da Caerd.

Com essa medida a Companhia vai evitar um prejuízo inicial de 69 litros por segundos. Com as mudanças o Segundo Distrito vai receber 152 litros de água por segundo, o que garante abastecimento pleno a mais de 60 mil famílias. “Nós tínhamos na Vila Jotão um prejuízo de 69 litros por segundo, que foi eliminado, somado aos 83 litros de outros pontos que serão contidos, o que garante total abastecimento”, completou.

O prazo das providências implementadas pela Caerd encerrou ontem, data que culmina com a Manifestação dos Sem Água prevista para as 18h no próximo ao Viaduto no Segundo Distrito, que foi cancelada pela organização na final da tarde. A presidente da Caerd, Iacira Azamor, que veio à cidade inspecionar as obras, disse que tomou conhecimento do problema há duas semanas, o que comprova a falta de gestão da atual diretoria de Ji-Paraná, que informações do próprio Mauro Berberian, repassou informações inverídicas. “Temos uma perspectiva muito boa para solução desses problemas, mesmo a companhia tendo cometido falhas históricas. O que queremos é resolver em definitivo esse o desabastecimento. A relação da Caerd com Ji-Paraná é extremamente importante para sua sobrevivência, por isso dessa força-tarefa”, relatou Iacira garantindo que não haverá grandes perdas na pressurização, e que três caminhões-pipa serão destinados a Ji-Paraná.

A presidente da Caerd, que foi servidora da Caixa Econômica federal, conseguiu autorização em tempo recorde a utilização de uma parte de adutora, junto à instituição que financiou a obra de R$ 38 milhões através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Iacira disse ainda que a cobrança será suspensa para quem não recebeu água por longo período. O Ministério Público disse que essa situação será acompanhada de perto a situação.



Deixe o seu comentário