Porto Velho/RO, 30 Março 2024 00:45:04
Diário da Amazônia

Câmara amplia lista de beneficiários do auxílio emergencial

Senado já havia proposto extenso rol ao alterar a Lei 13.982/20, sancionada no último dia 2.

Por Redação Diário da Amazonia
A- A+

Publicado: 17/04/2020 às 11h45min

Silvia Cristina se mostrou totalmente favorável ao projeto que amplia o atendimento do auxilio emergencial, agregando outras atividades

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (16), a proposta que amplia o alcance do auxílio emergencial de R$ 600 durante a pandemia do novo coronavírus (PL 873/20). Foi aprovado, ressalvados os destaques, o substitutivo apresentado pelo relator, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), ao projeto do Senado.

O relator ampliou ainda mais a lista de trabalhadores informais que terão direito ao auxílio emergencial, entre eles vendedores porta a porta, esteticistas, agricultores familiares, quem atua na economia solidária e pescadores artesanais que não recebam o seguro-defeso. O Senado já havia proposto extenso rol ao alterar a Lei 13.982/20, sancionada no último dia 2.

Conforme o substitutivo, qualquer pessoa provedora de família monoparental receberá duas cotas do auxílio emergencial (R$ 1.200) ‒ antes isso era restrito às mães chefes de família. O texto também veda que instituições financeiras responsáveis pelo pagamento efetuem descontos a pretexto de recompor saldos negativos ou saldar dívidas preexistentes dos beneficiários.

Ressalvados óbito ou eventual irregularidade, o parecer proíbe alteração em aposentadoria, pensão ou benefício social devido a pessoa idosa ou com deficiência ou vítima de doença grave durante o estado de calamidade pública decorrente da Covid-19. Também foi mantida a possibilidade da suspensão de pagamentos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A deputada federal Silvia Cristina (PDT) disse que é totalmente favorável a proposta e que é de extrema importância o atendimento emergencial das categorias vulneráveis em razão dos efeitos econômicos causados pela pandemia.

O Plenário aprovou ainda outros itens como a regularização automática dos CPFs e proíbe a cobrança de quaisquer taxas bancárias, explicou a líder da bancada, deputada  Fernanda Melchionna (Psol-RS) . Segundo o líder do governo na Câmara, deputado  Vitor Hugo (PSL-GO) , a Receita anunciará solução para os problemas no cadastro de contribuintes.



Deixe o seu comentário