Porto Velho/RO, 22 Março 2024 19:14:05
Diário da Amazônia

Câmara aprova urgência de PL que suspende direito autoral

Apesar de apelo de artistas, plenário aprovou a urgência de projeto que suspende pagamento de direitos por órgãos públicos e filantrópicos

A- A+

Publicado: 13/08/2020 às 17h40min

Foto: reprodução

A classe artística se uniu nesta quinta-feira (13) para defender a rejeição ao pedido de urgência ao projeto de lei 3968 de 1997 (PL 3968/1997). O texto trata de suspensão de cobrança de direitos autorais para órgãos públicos e entidades filantrópicas de obras musicais e lítero-musicais em eventos por eles promovidos.

Apesar dos apelos nas redes sociais e da tentativa de obstrução por deputados da oposição, o requerimento de urgência foi aprovado por ampla maioria, 350 votos a favor, 19 votos contrários e 3 abstenções. Isso significa que a matéria terá prioridade na pauta da Casa.

Deputados da oposição, como Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) alegaram que não era justo retirar direitos dos artistas, principalmente agora que eles foram fortemente atingidos pela pandemia do novo coronavírus, sem poder fazer shows.

Em sua conta no Instagram, o cantor e compositor Milton Nascimento fez um apelo antes da votação: “Mais uma vez, os direitos de compositores, intérpretes e músicos estão sendo ameaçados. O direito autoral é a justa remuneração de milhares de profissionais da música. Projetos de lei nunca deveriam ser discutidos às pressas, em meio a uma pandemia mundial. Todas as partes precisam ser ouvidas. O Projeto de Lei 3968 é de 1997. Por que agora seria urgente? Isso não faz sentido. Diga não ao PL 3968”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Mais uma vez, os direitos de compositores, intérpretes e músicos estão sendo ameaçados. O direito autoral é a justa remuneração de milhares de profissionais da música. Projetos de lei nunca deveriam ser discutidos às pressas, em meio a uma pandemia mundial. Todas as partes precisam ser ouvidas. O Projeto de Lei 3968 é de 1997. Por que agora seria urgente? Isso não faz sentido. “Diga não ao PL 3968” @newtoncardosojr @felipecarreras @mauricioptbrs @oficialarthurlira @magdamofatto.goias @_pedrolucasfernandes @wolneyqueiroz @pauloganime @herculanopassosoficial @deputadoleomoraes #direitosautorais #NãoAoPL3968/97 #ecad #todospelamusica

Uma publicação compartilhada por Milton Nascimento (@miltonbitucanascimento) em

Fonte: R7



Deixe o seu comentário