Porto Velho/RO, 20 Março 2024 13:47:29
Diário da Amazônia

Câmara dos Deputados inicia hoje discussão e votação da reforma

De hoje até quinta-feira, o Plenário da Câmara dos Deputados dedicará todas as sessões deliberativas para..

A- A+

Publicado: 26/05/2015 às 04h10min | Atualizado 26/05/2015 às 04h46min

De hoje até quinta-feira, o Plenário da Câmara dos Deputados dedicará todas as sessões deliberativas para discutir e votar a reforma política. Os procedimentos da votação da matéria, que deverá ser analisada por partes, foram definidos em reunião ontem à noite, no gabinete da Presidência da Casa.
Segundo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, os temas poderão seguir a seguinte ordem: sistema eleitoral, financiamento de campanhas, proibição ou não da reeleição, duração dos mandatos de cargos eletivos, coincidência de mandatos, cota de 30% para as mulheres, fim da coligação proporcional e cláusula de barreira.

Se prevalecer essa ordem, o Plenário analisará primeiro o chamado “distritão”, modelo que acaba com o atual sistema proporcional para eleição de deputados e vereadores e determina a eleição dos mais votados pelo sistema majoritário.

Caso o “distritão” consiga o apoio de 308 deputados, o Plenário passará para o próximo tema, o financiamento. Do contrário, o Plenário discutirá uma outra opção de sistema, o distrital misto, em que parte das vagas será preenchida pelo sistema proporcional e o restante pelo sistema majoritário. Se esse tema perder, será analisado então o sistema de listas partidárias. E se os três modelos forem rejeitados, mantém-se o atual.

O texto dependerá de emendas aglutinativas que poderão ser apresentadas ao longo da votação. Essas emendas surgem do aproveitamento de emendas apresentadas ao texto original e parte ou não do texto, resultando em nova redação que contenha relação com as emendas usadas como suporte.
De acordo com o parecer do relator da reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), todos os mandatos terão a duração de cinco anos, contra os quatro atuais. Pela proposta, os cinco anos valeriam ainda para os senadores a partir de 2027. O aumento do mandato está vinculado à ideia do fim da reeleição, exceto para os mandatos dos Legislativos municipais, estaduais, distrital e federal.

The post Câmara dos Deputados inicia hoje discussão e votação da reforma appeared first on Portal SGC.



Deixe o seu comentário