Porto Velho/RO, 26 Março 2024 09:25:06
RONDÔNIA

Caminhada encerra Semana do Trânsito

RO lidera a lista dos Estados com maior queda de óbitos em acidentes de trânsito.

Por Ariadny Medeiros Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/09/2015 às 05h00min | Atualizado 28/09/2015 às 15h11min

A concentração começou na Praça Aluízio Ferreira e seguiu até a Praça da EFMM

A concentração começou na Praça Aluízio Ferreira e seguiu até a Praça da EFMM Foto: Miro Costa

Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) juntamente a Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Comitê Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) e outros parceiros realizaram diversas ações em todo o Estado. Dentre elas blitz educativas e palestras de conscientização, que começaram dia 18 e encerraram na sexta-feira (25), com a caminhada pela paz no trânsito.

A semana nacional do trânsito foi criada com o objetivo de comemorar os avanços no trânsito, contudo o que é feito, é mobilizar as pessoas com relação às mortes ocorridas. “A gente precisa desmistificar essa questão de que foi um acidente de trânsito, essa nomenclatura está sendo discutida em nível internacional porque acidente é aquilo que você não prevê e acontece, e tudo que acontece no trânsito hoje e previsível”, ressaltou Gildete Miranda, diretora técnica de educação de trânsito do Detran.

A violência no trânsito é assunto discutido mundialmente todos os anos. O Detran tem feito trabalhos com o tema: Seja você a mudança no trânsito “a ONU instituiu os anos de 2011 a 2020, a década de redução de acidentes, e a gente tem chamado, seja eu seja você, a mudança no transito” afirmou Gildete. Para ela é necessário que as pessoas mudem e deixem o egoísmo “hoje ninguém quer ser cortês, ninguém quer dar a vez [no trânsito]”, relatou.

Rondônia passa por uma fase de desenvolvimento com aumento significativo de veículos e redução dos acidentes “fazendo um comparativo de janeiro a junho de 2014 e o mesmo período de 2015 tivemos um crescimento de frota de 5,5%, a nível estadual, e uma diminuição de acidente de menos 37,3%”, informou. Gildete relatou que essa estatística ainda pode melhorar. “O ideal é que nós zerássemos os acidentes, mas aí depende da consciência dos usuários da via”, concluiu.

Escola Casa de David recebe palestra

Os agentes do Detran visitaram a Escola Estadual de Ensino Fundamental Casa de Davi, para realizarem uma palestra para as crianças de 1ª a 5ª série. Os alunos receberam informações sobre os ciclistas e pedestres, e de como se comportarem no trânsito “tem criança que vem sozinha para a escola, então a gente passa algumas regrinhas, do que elas devem fazer quando estão no trânsito”, relatou Andréa Azevedo Lopes, pedagoga do Detran.

Durante a palestra as crianças respondiam a perguntas relacionadas ao trânsito e ganhavam brindes. A diretora Gláucia Proença, explicou que a educação para as crianças reflete em toda família “quando a gente ensina as crianças, eles acabam passando para os pais em casa”, disse.

Motorista da vez

Durante a noite foi implantado o projeto “Motorista da vez”, com a participação da Semusa, Comitê Municipal de Trânsito e da empresa Talentos. Os integrantes da ação foram para bares e elegeram o motorista da rodada “fazendo a conscientização que é legal se divertir, mas que dentro da roda de amigos seja eleito o motorista da vez. Bebida e direção não combinam, porque nos deixa um pouco mais eufóricos”, afirmou Gildete. O projeto teve boa receptividade por parte das pessoas, que ganharam brindes.

Caminhada reúne 150 pessoas

O encerramento foi na sexta (25) com uma caminhada para toda a população. A concentração começou na Praça Aluízio Ferreira e seguiu até a Praça da EFMM. O evento reuniu uma média de 150 pessoas e foi sugerido que os participantes usassem o branco em nome da paz “que as pessoas venham com uma camiseta branca, ou alguma peça branca, simbolizando a paz para que a gente consiga chamar a atenção da necessidade de reverter essa situação, porque quem sai ganhando somos todos nós”, ressaltou Miranda.

As ações continuam, mesmo após encerramento “nós temos até 17 de setembro de 2016 para continuarmos com esse trabalho de sensibilização, de que o cidadão precisa fazer a mudança de hábito dele”, concluiu Gildete.

 



Deixe o seu comentário