Porto Velho/RO, 20 Março 2024 05:45:45

Editorial

coluna

Publicado: 04/06/2019 às 11h49min | Atualizado 04/06/2019 às 13h16min

A- A+

“Junho Vermelho” é uma campanha pela doação de vida

A cor do sangue, o vermelho, deve predominar ao longo deste mês por conta da campanha Junho Vermelho, que prevê a sensibilização e a..

A cor do sangue, o vermelho, deve predominar ao longo deste mês por conta da campanha Junho Vermelho, que prevê a sensibilização e a conscientização para a doação de sangue, objetivando abastecer os hemocentros em todo o país.

Hospitais, que atendem desde vítimas de acidentes de trânsito e da violência urbana até os portadores de doenças que requerem transfusões sanguíneas como câncer, anemia falciforme e outras patologias, incluindo os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, como transplantes e cirurgias cardíacas, vivem uma rotina de dependência de sangue, e nem sempre dispõem de estoque em quantidade suficiente para atender a uma demanda sempre crescente.

Em Porto Velho, as campanhas têm sido constantes para manter o banco de sangue do Hemocentro abastecido, para qualquer tipo de emergência nas unidades hospitalares da Capital e do Interior do Estado. Com slogans que normalmente evidenciam a importância da doação de sangue, as campanhas destacam que doar sangue é doar vida.

Obviamente que as pessoas em condições de doar sangue precisam entender o real significado desse slogan. É preciso que haja compreensão quanto a necessidade da doação de sangue porque, com essa atitude, baseada no desprendimento humano, se está contribuindo para a salvação de muitas vidas que dependem de transfusões sanguíneas.

A intervenção de um profissional da medicina dificilmente terá sucesso, em casos de emergência, se não houver sangue em estoque suficiente para atender pacientes em situações críticas. Doar sangue é doar vida sim, e assim entendem todos aqueles que se dispõem a ir a um banco de sangue para ali deixar parte do seu estoque em benefício de um outro estoque que será utilizado para salvar outras pessoas. Doar sangue manifesta solidariedade e o compromisso com outros seres humanos.

Hoje são uns, mas amanhã pode ser qualquer um de nós, porque o amanhã é completamente desconhecido. Hoje podemos estar contribuindo para salvar alguém e amanhã poderemos precisar de alguém para continuar vivendo.

Junho Vermelho é um convite para que todos estejamos envolvidos e comprometidos com uma causa humana que objetiva salvar vidas humanas. Portanto, contribuamos para que, neste mês, a campanha, desencadeada em nível nacional, extrapole o sucesso almejado e que os os bancos de sangue recebam doadores realmente dispostos a compartilhar o seu sangue com outras pessoas.

Por Joel Elias


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas