Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:38:17
RONDÔNIA

Campanha preventiva alerta sobre hipertensão arterial

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), através da Divisão de Estratégia da Saúde da Família e Linhas de..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 26/04/2019 às 10h55min | Atualizado 26/04/2019 às 10h57min

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), através da Divisão de Estratégia da Saúde da Família e Linhas de Cuidados/coordenação do Hiperdia, realiza, neste próximo sábado (27/4), uma grande ação de prevenção e combate a hipertensão arterial.

Os atendimentos acontecem de 8h às 13h, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, comunidade Santa Rita de Cássia, na rua Benedito Inocêncio, 7214, no bairro Três Marias, zona Leste da capital.

A Atividade acontece em parceira com o projeto ‘Atenção Básica na Comunidade’. O objetivo é alertar a população sobre os riscos da doença e realizar medidas preventivas. O tema da ação é: ‘Hipertensão – cuide da alimentação para viver com menos pressão’.

As ações de prevenção, rastreamento de novos casos, diagnóstico e tratamento são desenvolvidas rotineiramente, em todas as 53 unidades e subunidades de Saúde da Família do município de Porto Velho.

Data

O Dia 26 de abril é o ‘Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial’, em todos os municípios brasileiros é crescente o número de casos da doença, por isso a população deve ser conscientizada sobre a incidência do agravo.

Dados do ‘e-SUS AB’ apontam uma média de 13.563 usuários hipertensos cadastrados nas UBS do Município.

De acordo com a coordenadora do programa Hiperdia, Ivaneide Neves, entre os principais fatores de risco estão a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o cigarro, stress urbano, fatores socioeconômicos e consumo exagerado de sal, o que torna fundamental alertar sobre as medidas de mudança no estilo de vida.

Os serviços oferecidos serão:

-Imunização

-Entrega de medicamentos

-Consulta com clínico geral

-Confecção do cartão do SUS

-Teste de Glicemia

-Saúde Bucal

-Teste Rápido para HIV e Hepatites B e C

-Acompanhamento do Bolsa Família

-Orientação Social e outros serviços.



Deixe o seu comentário