Porto Velho/RO, 19 Agosto 2021 00:19:28

JoséLuiz

coluna

Publicado: 12/06/2021 às 06h00min | Atualizado 14/06/2021 às 08h45min

A-A+

Campo & Lavoura

Regularização Fundiária No próximo dia 21 de junho, no Parque de Exposições, Hermínio Victorelli em Ji-Paraná, o Secretário..

Regularização Fundiária

No próximo dia 21 de junho, no Parque de Exposições, Hermínio Victorelli em Ji-Paraná, o Secretário Especial de Regularização Fundiária, Naban Garcia, a partir das 12 horas tem um encontro agendado com produtores rurais, para tratar do tema: “Invasões de propriedades.” Na oportunidade o representante do governo federal, apresentará os resultados dos planos sobre a regularização fundiária, bem como as propostas para combater as invasões de propriedades rurais produtiva em Rondônia. Cabe lembrar que na atualidade, existem quatro áreas rurais invadidas no estado.

Café com leite

A produção de café também se encontra em alta nos distritos de Jacinópolis, Nova Dimensão e Palmeiras, no município de Nova Mamoré, que se destaca ocupando o primeiro lugar na produção de leite, em 1.166 pequenas e médias propriedades rurais. Conforme endossa o presidente do sindicato rural daquele município, Natã Feliciano da Silva, nesta safra deve ser colhidas em torno de 14 mil sacas de 60 quilos de café. Só em Jacinópolis e Nova Dimensão, de acordo com técnico do SENAR que presta assistência técnica, Clebiomar dos Santos a projeção é de uma colheita de 3,7 mil sacas do produto.

Apoiando

Uma ampla parceria entre, Secretária de Agricultura, SEBRAE e SENAR, para atender o município de Nova Mamoré conforme frisam o Secretário de Agricultura, Evandro Padovani  e o diretor técnico do SEBRAE, Samuel Almeida, que tem como objetivo é incentivar a produção nas pequenas e médias propriedades rurais vem apresentando excelente resultado. Isso pode ser observado na produção de café, leite, milho, soja, arroz, feijão, abacaxi, banana, abóbora e melancia, que abarrotam os galpões assim como à criação suínos e galinhas caipiras. Ali, a crise passa longe.

Suspensa

O Secretário de Agricultura, Evandro Padovani anunciou que por determinação do governador Marcos Rocha, a Rondônia Rural Show deste ano por uma questão de segurança para a saúde da população foi suspensa devendo ser realizada no próximo ano. Para o governador Marcos Rocha, é mais importante preservar a saúde dos rondonienses do que arriscar realizando um evento em que centenas de pessoas devem comparecer neste momento de pandemia.

Dias nebulosos

Na opinião do presidente da Federação de Agricultura de Rondônia (FAPERON), Hélios Dias, a queda na produção de milho e feijão, no sul do País, com certeza devem provocar dias nebulosos para os consumidores que visitam as gôndolas de supermercados. O frango, a carne de suínos e peixes que tem como base alimentar o milho até o final do ano sofrerá aumentos substanciais. Quanto ao feijão vem por aí uma majoração em torno de 4 a 5%. Salgando a feijoada dos finais de semana.

Duplicação da BR 364

Um grupo de produtores rurais ligados Aprosoja de Mato Grosso, que já percorreram mais de 2 mil quilômetros numa visita ao estado de Rondônia reafirmam a necessidade e importância de duplicação da BR 364, no trecho que liga os dois estados vizinhos grandes produtores de soja, milho e bovinos. Em Rondônia em nome do governo do estado o grupo foi recebido pelo Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, que engrossando a solicitação ao governo federal para que a BR 364 seja duplicada.

Mais calcário

O programa criado pelo governo do estado e desenvolvido pela Secretaria de Agricultura (Seagri) e Emater para atender mais de 20 mil produtores rurais, com à distribuição de calcário ligados agricultura familiar, recuperando e tornando mais produtivas 20.800 hectare de terras em todo o estado, vem apresentando os resultados desejados.

Finalizando

Vou ficando por aqui, desejando a todos um bom final de semana, sempre usando máscaras, evitando aglomerações, pois o coronavirus, não é uma gripezinha, ela é muito mais séria do que imagina o capitão, presidente, Jair Bolsonaro.


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.