Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 19:50:05

JoséLuiz

coluna

Publicado: 26/06/2021 às 06h00min

A-A+

Campo & Lavoura

Plano safra Na próxima semana as principais instituições financeiras, que operam com crédito agrícola em Rondônia, Banco do Brasil,..

Plano safra

Na próxima semana as principais instituições financeiras, que operam com crédito agrícola em Rondônia, Banco do Brasil, Banco de Amazônia e sistemas cooperativos quando prometem detalhar aos produtores rurais como funcionará o Plano safra 2021/2022 com os sistemas de juros e tempo de financiamentos ajustados para investimentos e custeios. Os bancos em Rondônia ainda aguardam orientações de suas diretorias para anunciar as novidades com relação aos financiamentos para agricultura familiar e pronafianos, que deverá sofrer alterações na aplicação dos juros.

Consumo em baixa

Na maioria dos supermercados e açougues, na capital Porto Velho, aquisição de carne bovina continua em baixa com os consumidores descartando o produto e optando pela carne de frango, suíno e peixes, que se encontra com preços relativamente mais em conta. O valor do quilo da carne bovina oscila entre 30 e 35% acima dos preços de outros produtos similares.

Cuidado!

As lideranças dos grupos invasores de áreas produtivas em Rondônia, depois do encontro de autoridades e ruralistas em Ji-Paraná, o recado que foi deixado é claro, não haverá mais complacência com esse tipo de atividade ilegal. A polícia vai agir com rigor, usando inclusive o Serviço de Inteligência para coibir e prender os que agem a margem da lei, destruindo o patrimônio alheio, declarou o Secretário Nacional de Regularização Fundiária, Nabam Garcia.

Corredor do futuro

Depois que a ponte sobre o rio Madeira, na Ponta do Abunã foi definitivamente entregue ao tráfego de veículos, o corredor rumo ao futuro para os produtos agrícolas de Rondônia em direção aos países andinos se tornou mais curto e prático, tendo como caminho a BR 364. O tempo que se perdia aguardando a travessia pela balsa, além dos custos financeiros, se tornou um atrativo a mais para produtores rurais e empresários, tanto do lado de lá como do lado de cá do rio Madeira.

Gastronomia

A superintendente da SUDAM, Louise Caroline Campos tem um projeto pronto para ser lançado em breve em todos os estados da Amazônia divulgando e valorizando a gastronomia regional. Para mostrar em nível nacional os pratos típicos de cada estado incentivando o turismo na região, assim como a geração de empregos e rendas.

Atrasadas

Ao longo da BR 364, entre Ji-Paraná e Porto Velho, muitas lavouras de soja ainda estão sendo colhidas, mesmo depois do anuncio do período considerado como vazio sanitário criado para preservar as lavouras distantes de ervas daninhas e doenças que afetam a produção de soja. Considerada como lavouras safrinhas, na verdade a região corre o risco de no futuro próximo ter que conviver com doenças a tempo erradicadas.

Produção

O secretário de Agricultura do município de Candeias do Jamari, Rafael Galvão, aposta no crescimento na produção de leite naquele município depois que a Secretaria de Agricultura (Seagri) passou a distribuir calcário aos pequenos produtores rurais. Lembro a boa parceria firmada com o Secretário Evandro Padovani para atender agricultura familiar.

Finalizando

Já fiz a minha parte. Espero que todos tenham um bom final de semana e não esqueça de usar máscaras, evitar aglomerações, pois o coronavirus não está dando trégua.

 


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.