Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 18:00:03

JoséLuiz

coluna

Publicado: 10/07/2021 às 06h00min | Atualizado 10/07/2021 às 09h00min

A-A+

Campo & Lavoura

Bom exemplo!  O sistema cooperativista em Rondônia vem oferecendo bons exemplos ao proporcionar eventos com objetivo de arrecadar..

Bom exemplo! 

O sistema cooperativista em Rondônia vem oferecendo bons exemplos ao proporcionar eventos com objetivo de arrecadar alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Na última semana em Vilhena no Cone-Sul do estado centenas de quilos de alimentos foram entregue aos organizadores do evento batizado como dia “C”, o seja a data comemorativa ao cooperativismo reunindo empresários e produtores rurais todos engajados no mesmo propósito levar alimentos aos mais necessitados.  

Tambaqui em alta 

Se depender dos organizadores do “Festival do Tambaqui Assado” a ser realizado no mês de setembro em Rondônia, com expansão para todo o território nacional, de fato será um sucesso. No ponto de vista dos organizadores do festival, SEBRAE, Secretaria de Agricultura e associações de criadores de peixe no estado, tudo caminha para que nada de errado ocorra e que muita gente venha a saborear o tambaqui assado na brasa. 

Alinhados 

Para o vice-presidente da EMATER, José de Arimatéia, as instituições financeiras que apóiam os pequenos produtores rurais, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, cooperativas e agora a Caixa Econômica Federal, estão trabalhando alinhados para que não faltem recursos, principalmente para agricultura familiar. Ele destaca também a produção de café e cacau desenvolvidos com mudas clonal, na região central do estado que apresentam excelentes resultados. 

Terras valorizadas 

As áreas produtivas na região da Ponta do Abunã depois da inauguração da ponte sobre o rio Madeira, na BR 364 em direção ao Acre, estão com valores elevados pela facilidade no sistema de transporte de cargas entre os dois estados. Tudo leva crer que a produção de grãos e bovinos ganhe mais impulso naquela região até à bem pouco tempo praticamente esquecida, vivendo longe de tudo e de todos, o que não faz uma obra que durante séculos foi tão necessária para o desenvolvimento, econômico e social. 

Andando no trecho 

O Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, aos finais de semana percorre os municípios interioranos de Rondônia realizando contatos e conhecendo as necessidades de cada comunidade, principalmente aquelas exploradas pela agricultura familiar. A Seagri e Emater realizam um plano de trabalho que vem surtindo bons resultados com a distribuição de calcário, um projeto do governo do estado. 

Fertilizantes 

Com a implantação de uma fábrica de fertilizantes em Porto Velho, pelo grupo AMAGGI, a produção de grãos nas grandes, médias e pequenas propriedades rurais com certeza duplicará e médio prazo no estado de Rondônia turbinando as exportações pelo sistema portuário no rio Madeira. Na verdade, Rondônia se tornou um ponto estratégico para as empresas exportadoras de grãos para Europa e Ásia. 

Finalizando 

Uma boa leitura e bom final de semana. Vamos continuar usando máscaras e fugindo das aglomerações, pois o coronavirus é muito mais perigoso do que se possa imaginar. Todo o cuidado é pouco.


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.