Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 15:15:04

JoséLuiz

coluna

Publicado: 31/07/2021 às 09h51min | Atualizado 31/07/2021 às 09h53min

A-A+

Campo & Lavoura

Área estratégica! No ponto de vista do governador, Marcos Rocha, o estado de Rondônia que vem recebendo grandes investimentos..

Área estratégica!

No ponto de vista do governador, Marcos Rocha, o estado de Rondônia que vem recebendo grandes investimentos empresariais no setor do agronegócio está se tornando uma área estratégica para o desenvolvimento regional, tendo o rio Madeira e a BR 364 como os caminhos naturais para as exportações de grãos produzidos aqui e no noroeste do Mato Grosso para alcançar os países andinos e o pacífico. Ao participar do programa “Campo e Lavoura” na Rede TV! O chefe do executivo rondoniense fez uma analise dos projetos e investimentos realizados em todos os municípios do estado com recursos próprios que superam R$ 300 milhões, tanto nas áreas rurais como urbanas.

Geadas e café!

À forte onda de frio que atingiu o País na metade semana, com geadas e nevascas, no estado de Minas Gerais, a queda na produção de café de acordo com analistas, pode atingir 35% das lavouras cafeeiras. Em Rondônia, o frio foi menos brusco livrando a produção de café, hortaliças e legumes. Um detalhe importante que serve de alerta aos produtores de cafés locais, o preço do produto vai sofrer aumentos consideráveis, assim que as quedas na produção sejam computadas em outros estados.

Abrindo porteiras!

Com clima favorável propiciando duas colheitas anuais, Rondônia, principalmente no Cone Sul do estado também começa a produzir algodão de ótima qualidade, produto que tem aquisição assegurada no mercado externo. O Secretário de Agricultura, Evandro Padovani acredita que Rondônia em futuro próximo pela sua posição geográfica e condições de transportes estará, comercializando e exportando algodão.

Apostando no peixe!

O governador, Marcos Rocha, acredita que o projeto que vem sendo elaborado pelo SEBRAE e Secretaria de Agricultura, para apresentar no mês de setembro, em diversos estados o “Festival” mostrando a qualidade, o sabor e sanidade do tambaqui produzido em Rondônia, vai tornar mais conhecido e apreciado este pescado típico da Amazônia. É uma ampla parceria, envolvendo instituições públicas e privadas com objetivo de divulgar e abrir mercados para o pescado regional.

Levantamentos

Um grupo técnico formados na Secretaria de Agricultura prepara um levantamento detalhado sobre a produção de aves e suínos, no estado com objetivo de formatar um projeto para desenvolver atividades produtivas na criação de aves e suínos nas pequenas propriedades rurais. As carnes de aves e suínos produzidos em outros estados estão chegando à mesa dos consumidores rondonienses com valores elevados. O caminho é partir com força para a produção interna.

Finalizando

Aproveitando o ar fresco que está vindo do sul vou ficando por aqui. Não confundam ar fresco com outro gesto menos republicano, é que no clima mais ameno, o chimarrão e o churrasco tornam-se mais agradáveis. Quem conhece sabe a importância destes valores campeiros para fugir da crise nesta época de pandemia. Bom final de semana e boa leitura.


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.