Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 14:20:12

JoséLuiz

coluna

Publicado: 07/08/2021 às 08h15min

A-A+

Campo & Lavoura

Confirmado! O diretor técnico do SEBRAE, Samuel Almeida confirmou ao participar do programa “Campo e Lavoura” na Rede TV! Para os dias..

Confirmado!

O diretor técnico do SEBRAE, Samuel Almeida confirmou ao participar do programa “Campo e Lavoura” na Rede TV! Para os dias 14, 15 e 16 de setembro transmitido via internet para todo o País, a realização da Feira Digital o evento conhecido como Agrolab da Amazônia, contando com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reunindo o fórum de governadores dos 9 estados da região e secretários de agricultura para debater os principais temas ligados ao pequeno, médio e grande  agronegócio. Da capital Porto Velho, serão conduzidos os debates sobre cooperativismo e associativismo e negócios na Amazônia.

Participação!

Empresários e representantes de todos os setores produtivos estarão via internet participando de rodadas de negócios, inclusive com outros países destacando a integração com America Latina, abrindo caminho para a comercialização dos produtos da Amazônia para as Nações Andinas facilitando o intercâmbio com estes países. Os alunos dos institutos federais de Rondônia farão parte do evento debatendo e discutindo com técnicos e profissionais da área os desafios os desafios sustentáveis da Amazônia. De acordo com Samuel Almeida, todos os departamentos técnicos do Ministério da Agricultura confirmaram presença para discutir e debater desde a preservação ambiental a regularização fundiária.

Unindo forças!

Assim como empresários, técnicos e estudantes, políticos da região e convidados durante três dias poderão apresentar propostas e realizar negócios unindo forças com um único objetivo trabalhar e desenvolver Amazônia sem ferir sua cultura preservando e mostrando que é possível o meio-ambiente conviver pacificamente com o progresso. As bancadas federais, assim como todas as agências do SEBRAE estão com espaço reservados para este evento que tem tudo, pela sua importância social, para ser sucesso, nacional e regional.

Na sequência!

No dia 19 de setembro, organizado pelo governo do estado, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o SEBRAE e produtores rurais, está programado o “Festival do Tambaqui” assado na brasa na área de estacionamento do Centro Político Administrativo (CPA), quando serão comercializadas 4 mil bandas deste pescado. Paralelo ao evento em Porto Velho, em todo território nacional, mais de 30 mil bandas de tambaqui assado na brasa estarão sendo comercializada, mostrando o sabor e qualidade do pescado rondoniense propagando a cultura deste peixe. Samuel Almeida frisa, que toda renda destes festivais serão distribuídas para instituições sociais que tratam de pessoas carentes.

Educação no campo!

A Secretaria de Educação do município de Porto Velho, Gláucia Negreiros, anunciou o inicio das aulas nas escolas da capital e área rural para o próximo dia 16. Tendo em vista que a pandemia ainda persiste, 40% dos alunos da área rural e 60% do setor urbano começam as aulas hibridas, cumprindo os distanciamentos sociais, bem como se os pais de alunos entenderem que não devem encaminhar as crianças para as escolas, a vontade deles será respeitada. Segundo a Secretaria, todos os protocolos na área da educação continuam sendo respeitados.

Arranjos produtivos!

Por determinação do Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, o técnico, José Neves vem se desdobrando para colocar em prática o plano de trabalho conhecido com: “Arranjos Produtivos Locais” que visa incrementar o cooperativismo, transformações e comercialização, nas culturas do leite, café e cacau entre outros, com objetivos de aumentar a renda principalmente dos pequenos e médios agricultores. A idéia é boa, pois, quanto mais organizado, melhor a produção.

Finalizando

Com parece que tocaram fogo em Rondônia, onde a fumaça cobre quase tudo e provocam doenças respiratórias, em adultos e crianças, o melhor é se cuidar. Não esqueça também, o coronavirus continua atanazando. Bom final de semana.


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.