Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 13:25:04

JoséLuiz

coluna

Publicado: 14/08/2021 às 06h00min | Atualizado 14/08/2021 às 08h46min

A-A+

Campo & Lavoura

Novos caminhos! Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON), Hélio Dias, à sanidade e qualidade do..

Novos caminhos!

Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON), Hélio Dias, à sanidade e qualidade do rebanho bovino produzido neste estado, continua conquistando mercados externos e abrindo novos caminhos para o consumo da carne do chamado “boi verde”. Ele se refere à liberação pelo Ministério da Agricultura ao frigorífico Rio Machado de Ji-Paraná, para exportar carne ao Chile, um País com moeda valorizada e altos poderes aquisitivos. Naturalmente o trabalho realizado pelos técnicos da Agência Idaron, no combate a febre aftosa começa a ser reconhecido pelo mercado externo.

Tramitando

Tramita na Assembléia Legislativa um projeto interessante propondo que os semoventes (bovino e outros) sirvam como garantia para que os produtores rurais realizem operações juntos as instituições financeiras. O projeto surgiu pelas dificuldades na ausência de títulos das áreas rurais, sendo que muitas vezes os produtores são impedidos de realizar financiamentos para melhorar a produtividade, por que não receberam a titulação das terras que ocupam a mais de 40 ou 50 anos.

Aqui…

Na segunda-feira (16), a partir das 9:00 horas no Palácio Rio Madeira, a Superintendente da SUDAM Louise Caroline Campos, estará apresentando aos técnicos, empresário e gestores com objetivo de difundir informações sobre os instrumentos para o desenvolvimento regional. Começando por Rondônia e Acre, a equipe da SUDAM percorrerá as 9 capitais da Amazônia Legal propondo aos estados e municípios planos de ação para o desenvolvimento apresentando meios e formas na obtenção de recursos federais através de projetos apresentados à SUDAM com financiamentos por meio do Banco da Amazônia.

Ausente!

Na próxima semana estarei ausente da capital, pois tenho que cumprir uma agenda importante produzindo um documentário revelando os vários setores ligados ao agronegócio no estado de Rondônia. Porém prometo que na semana seguinte estarei aqui lépido e fagueiro, cumprindo o dever de bem informar apresentando sempre noticias do campo que não pode parar.

Recuo!

As projeções oficiais que inicialmente davam como certa, uma super safra agrícola superior a passada reconheceram que por vários fatores entre eles os climáticos, a colheita de grãos será menor do que era esperado não atingindo os números anunciados anteriormente. Este recuo na produção no campo com certeza inflará o aumento de preços da cesta básica aos consumidores.

Mobilizados

Órgãos do governo do estado, Secretaria de Agricultura, EMATER, SEBRAE e produtores rurais estão se mobilizando na organização do “Festival do Tambaqui Assado na Brasa” com programação prevista para o dia 19 de setembro, em 30 municípios no estado de Rondônia e nas principais capitais brasileiras. A iniciativa é louvável em todos os sentidos.

Finalizando

Vou em frente, pois quem fica estagnado é poste, e quem caminha em sentido contrário é carangueijo. Bom final de semana, não esqueça a máscara!


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.