Porto Velho/RO, 09 Outubro 2021 06:00:20

JoséLuiz

coluna

Publicado: 09/10/2021 às 06h00min

A-A+

Campo & lavoura

Confirmado! Ao retornar de Brasília, o secretário de Agricultura, Evandro Padovani confirmou agenda da ministra de Agricultura Pecuária..

Confirmado!

Ao retornar de Brasília, o secretário de Agricultura, Evandro Padovani confirmou agenda da ministra de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Teresa Cristina em Ji-Paraná no próximo dia 30 de outubro em evento no Parque Exposições Hermínio Victorelli, com a presença do governador Marcos Rocha, do o senador Acir Gurgacz e outras autoridades, com mais de mil produtores rurais presentes mostrando a musculatura do agronegócio em Rondônia. Será apresentado à ministra o resultado positivo na produção dos cafés clonais desenvolvido pela EMBRAPA em Rondônia, assim como uma radiografia do estado que possui o maior rebanho bovino do País, livre de febre aftosa sem vacinação.

Uma Mini Rondônia Rural Show

Na verdade os organizadores do evento em Ji-Paraná preparam para o Parque de Exposições uma espécie de “Mini Rondônia Rural Show”, aproveitando a oportunidade para revelar também a força das agroindústrias na economia rondoniense, tudo num dia só. Entusiasmado o secretário de agricultura Evandro Padovani, frisa, “o agronegócio não pode parar”. De fato, o plantio da soja já começou a tudo vapor com a chegada das primeiras chuvas no estado.

É preciso cuidado

Com a chegada das chuvas e dentro de no máximo 100 dias começar a colheita nas primeiras lavouras de soja, em Rondônia, a BR 364 ainda apresenta alguns pontos críticos que necessitam de cuidados, tanto do DNIT, quanto dos transportadores do que se produz no campo.

Autentico empreendedor!

A biografia do saudoso, André Maggi, um gaúcho do interior do Rio Grande do Sul, “que do cabo da enxada ao centro do agronegócio brasileiro” teve uma participação marcante no desbravamento do oeste do País, ajudando a erguer cidades (São Miguel do Iguaçu no Oeste do Paraná e Sapezal no noroeste de Mato Grosso, inserindo seu nome de maneira definitiva no desenvolvimento e progresso do País. À obra fruto de uma pesquisa que levou mais de dez anos até sua conclusão, pela jornalista, Martha Baptista, revela que a visão deste brasileiro que ergueu o Grupo Amaggi, serve de exemplo para se refletir que nada supera a força do trabalho.

Convite!

Recebi um convite para participar do “Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário” em São Paulo na primeira quinzena de novembro com objetivo de abordar, os temas: “agronegócio e meio-ambiente na região Norte”. Estou me preparando para participar de um painel durante o evento.

126 anos!

Neste mês de outubro, jornal impresso “Correio do Povo” de Porto Alegre (RS), está completando 126 anos, como uma verdadeira escola de jornalismo e amor pela liberdade. Ali, a mais de 40 anos dei meus primeiros passos na profissão, primeiro como fotógrafo e depois me embrenhando na área do agronegócio.

Finalizando

Uma boa leitura e bom final de semana. Vamos em frente não adianta reclamar o leite derramado, temos é que buscar com a força do trabalho  superar a crise. Se hoje está ruim imagine o ano que vem…!


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.