Porto Velho/RO, 20 Novembro 2021 06:01:13

JoséLuiz

coluna

Publicado: 20/11/2021 às 06h00min

A-A+

Campo & Lavoura

Mulheres no agro O Ministério da Agricultura divulgou um estudo no qual 947 mil propriedades rurais são administradas por mulheres num..

Mulheres no agro

O Ministério da Agricultura divulgou um estudo no qual 947 mil propriedades rurais são administradas por mulheres num universo de 5,07 milhões representando um crescimento de 13% nos últimos dez anos. A participação delas no mundo do agronegócio é uma realidade, mesmo enfrentando os desafios numa área que sempre fora dominada pela cultura masculina. Isso é um sinal dos novos tempos e de que as mulheres também podem gerir com sensibilidade os negócios no campo, desde o
comando de uma grande propriedade rural, assim como manusear um equipamento de última geração.

Desenvolvimento sustentável

A superintendente da SUDAM, Louise Caroline Campos, apresentou aos técnicos do governo do estado, o projeto que visa de maneira sustentável desenvolver sem agredir a natureza, 32 municípios nos estados de Rondônia, Amazonas e Acre. O projeto elaborado pela SUDAM deve ser colocado em prática a partir de 2022, com recursos do governo federal, estados e municípios com objetivo e incentivar planos de desenvolvimento aos pequenos e médios produtores rurais e habitantes ribeirinhos.

Soja, milho e boi

A produção de soja, milho e bovinos está deixando de ser um privilegio da região sul do estado para se tornar uma realidade no município de Porto Velho. No eixo da BR 364 em direção as margens da rodovia em direção ao Acre, as grandes lavouras da oleaginosa, intercaladas com milho, onde também nas pastagens a céu aberto milhares de cabeças de bovinos são criados soltos, essa é uma nova realidade do progresso nesta região.

Turismo rural

Um projeto elaborado pelos técnicos do SEBRAE em parceria com o governo do estado vem sendo trabalhado com objetivo de incentivar o turismo urbano e rural tendo em vista as riquezas históricas e naturais em vários municípios rondonienses. Juntamente com outros planos da instituição que estão sendo colocados em prática o do turismo será incrementado a partir do próximo ano.

Dias de campo

Assessoria de imprensa do Grupo AMAGGI, prepara dois dias de campo a ser realizado no estado de Rondônia, no primeiro trimestre de 2022, nos municípios de Vilhena e Ji-Paraná, com a proposta técnica de mostrar a importância do desenvolvimento nas lavouras de soja. Técnicos do Grupo com palestras e demonstrações, têm como objetivo aproximar-se dos produtores rurais destas regiões em desenvolvimento agrícola.

Café e cacau

O governo do estado na figura do Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, vem investindo pesado nas culturas do café e cacau, como outras fontes de rendas aos pequenos e médios produtores rurais. Na verdade, o café já é uma realidade palpável, enquanto o cacau vem sendo cultivado na região central do estado, com clones desenvolvidos pela EMBRAPA.

Semana movimentada

Com encontros técnicos e debates sobre o desenvolvimento nas áreas do agronegócio Rondônia, teve uma semana movimentada. De uma parte o governo do estado debatendo com prefeitos e administradores públicos, na busca de soluções aos mais variados e complexos problemas, estradas e escoamento da produção e outra a SUDAM, mostrando que organizados os produtores rurais de Rondônia, Acre e Amazonas podem evoluir. Isso é bom, no final das contas todos lucram!

Finalizando

Boa leitura e bom final de semana não esqueça a máscara o coronavirus, ainda permanece atazanando a vida de quem não se preserva.


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.